Apenas 41% do eleitorado de Governador Valadares fez o cadastro biométrico obrigatório. A cidade, que possui 203 mil eleitores, conforme dados do quantitativo eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem até o momento cerca 80 mil eleitores em dia com a Justiça Eleitoral. Com o objetivo de conscientizar a população quanto à necessidade do recadastramento, a Justiça Eleitoral realizou na noite de quarta-feira (21) uma reunião na Prefeitura Municipal com lideranças de bairros. A reunião foi convocada pelo juiz eleitoral Anacleto Falci, que tirou dúvidas sobre o cadastramento.
Desde abril deste ano o Cartório Regional Eleitoral Prof. Jason Soares Albergaria está com atendimento especial para o cadastramento biométrico, das 8h30 às 18 horas. Porém, segundo informações do próprio órgão, a porcentagem de biometrizados está abaixo do esperado. Quem vota no município tem até o dia 21 de fevereiro de 2020 para fazer o cadastro. Com a baixa procura pelo cadastramento biométrico dos eleitores, a tendência é que o município não tenha segundo turno na eleição municipal em 2020. O alerta foi feito pelo diretor do Foro Eleitoral em Valadares, juiz Anacleto Falci, que pediu apoio dos presidentes e diretores de associações de bairros, para que incentivem os moradores quanto ao recadastramento. “Nós precisamos de vocês. Além de exercerem um serviço de cidadania, vai fazer muito mal politicamente para Governador Valadares perder status de município com segundo turno. Como já disse em outras oportunidades, os recursos são poucos. O Tribunal não disponibilizou mais recursos para que pudéssemos fazer uma terceira central de atendimento em Valadares, talvez de forma móvel. Estamos tentando com o TRE, mas não houve retorno. A melhor alternativa é cada um vestir a camisa e divulgar a necessidade do recadastramento biométrico. Os presidentes e diretores de associações de bairro têm papel fundamental nesse trabalho, pois são conhecidos nos bairros e podem conscientizar os moradores”, disse.
Para o prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), a parceria com a Justiça Eleitoral será fundamental para aumentar o percentual de cadastros. “Colocamos-nos à disposição da Justiça Eleitoral e abraçamos essa campanha; abrimos as portas da Prefeitura aqui hoje para conscientizar a população que deixar para a última hora dificulta o processo de recadastramento”, ressaltou.
Falci bate na tecla também do agendamento para agilizar o processo de atendimento. “Através do disque eleitor [148] você vai comparecer ao cartório no dia e horário agendado, sem preocupações. O atendimento não passa de 15 minutos e você evita filas”, comentou.
Um dos diretores da Associação Comunitária do Bairro Conquista, Gil Pablo, esteve na reunião e garantiu que irá correr atrás do recadastramento. “Tanto eu quanto nossa comunidade precisamos encontrar um jeito de ir ao cartório. É longe para todo mundo, mas não podemos ser penalizados por isso”, disse.
Valadarenses que moram nos Estados Unidos
Anacleto Falci também falou da contribuição que valadarenses que moram nos Estados Unidos podem dar para o processo biométrico. “Quanto aos valadarenses que moram nos Estados Unidos, podem ser outro foco do nosso trabalho. Se eles estão lá e comparecem ao Consulado, conseguem regularizar sua situação; porém, não entram no cadastro de Valadares. Para a finalidade que estamos buscando, isso não serve. Nesse caso, a gente recomenda aqueles que já têm uma viagem programada para o Brasil nas férias de dezembro ou janeiro para darem uma passada no Cartório Eleitoral. Como isso, aumentam as nossas chances de ter segundo turno, pois há muitos valadarenses morando lá”, explicou.
Final de semana
Uma das solicitações feitas durante a reunião foi o atendimento estendido aos sábados, domingos e feriados. Anacleto descartou a possibilidade devido à falta de recursos. “Primeiro é que, infelizmente, a nossa cultura é deixar tudo para última hora. Se todos fizessem o esforço de comparecer ao Cartório Eleitoral, nós nem precisaríamos nos preocupar com essa questão. Mas não depende só do juizado eleitoral definir isso. Para isso acontecer, precisaremos de servidores, que deverão ser remunerados pelo serviço. É uma boa alternativa sim, mas o TRE já sinalizou que tem uma verba ferida e módica para realizar em todo o estado de Minas Gerais ações para as eleições municipais no ano que vem”, explicou.
Atendimento
A Justiça Eleitoral está atendendo em dois endereços no centro de Valadares, ambos próximos ao Mergulhão. O Cartório Eleitoral, na avenida Minas Gerais, número 972, embaixo do clube Ilusão, atende das 8h30 às 18 horas. Na mesma avenida, só que no número 884 (perto da esquina com a rua Sete de Setembro), o atendimento é das 8h às 18 horas. Para fazer o recadastramento, basta o eleitor comparecer a um cartório ou central de atendimento com documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. O prazo final para o recadastramento é fevereiro de 2020. Quem não for ao Cartório dentro do prazo terá o título de eleitor cancelado.
por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br