De acordo com a SMS, esta queda tem relação direta com a vacinação no município, que teve avanço significativo nos últimos meses
De acordo com atualizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 30 mortes em decorrência do vírus da covid-19 foram registradas no mês de julho, em Governador Valadares. Além disso, não há registros de óbitos pelo vírus desde a última quinta-feira (29).
O número de óbitos teve diminuição expressiva em relação aos últimos meses, especialmente em março, abril e maio, quando foram registrados 149, 296 e 131 mortes, respectivamente. De acordo com a SMS, esta queda tem relação direta com a vacinação no município, que teve avanço significativo nos últimos meses.
Vacinação e queda na mortalidade
Governador Valadares passou por duas semanas de escassez no estoque de primeiras doses da vacina contra a covid-19, contudo a vacinação continua após o Governo de Minas Gerais concluir na última quinta-feira (29) a entrega de 878.040 doses de vacinas às Unidades Regionais de Saúde, que foram distribuídas aos municípios.
Desde o início da campanha de imunização, cerca de 142 mil moradores de Valadares já tomaram pelo menos uma dose da vacina. Mais de 45 mil pessoas tomaram a segunda dose e quase 9 mil receberam a vacina de dose única. Diante disso, aproximadamente 196.253 doses foram aplicadas na cidade, representando mais da metade da população.
Segundo a Prefeitura Municipal de Governador Valadares, atualmente o município está no nível médio de alerta contra a covid-19. “No momento, entendemos que estamos com redução de novos casos, um dos indicadores que contribui para uma melhora no cenário epidemiológico da cidade”, afirmou em nota.
Em entrevista ao Diário do Rio Doce, a Secretaria Municipal de Saúde disse que o avanço na vacinação é um fator importante para a redução dos casos e mortes, mas não o único. “Acreditamos que com o avanço da cobertura vacinal as chances de adoecimento individual da população estão diminuindo. Mas não podemos afirmar que seria somente esta a motivação”.
A SMS também contou quais são as expectativas para os próximos meses. “Nós trabalhamos e avançamos nas faixas etárias e nos grupos prioritários dentro da campanha de vacinação contra a covid-19 de acordo com as doses que são encaminhadas pelo Governo do Estado. A expectativa é de continuar avançando na vacinação e imunizar o quanto antes todos os valadarenses”.
“A campanha de vacinação segue de forma responsável e transparente. Todos os servidores envolvidos no processo não estão medindo esforços para atender a todos de forma rápida e segura. Todas as ações realizadas seguem um planejamento sempre baseado na quantidade de doses que o Município recebe do Governo do Estado”.
Ainda segundo a SMS, a pandemia do coronavírus continua trazendo vários desafios para os gestores. “O atual desafio é fazer com que as pessoas entendam a importância de tomar a segunda dose, de estar com o esquema vacinal completo. E ainda fazer com que as pessoas entendam que as medidas de segurança sanitárias ainda são necessárias. Todos devem continuar com o uso de máscaras, higiene correta das mãos, distanciamento social, pois a pandemia não acabou. Precisamos continuar vigilantes”, finaliza.