Na quarta Reunião Ordinária do mês de março de 2021 da Câmara Municipal, realizada ontem (4), o vereador Juarez Gomes (PSL) apresentou proposição sobre um projeto de lei para disponibilização pelas Unidades de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência – UPAs – instaladas no município de Governador Valadares, de soro antiofídico e demais imunobiológicos necessários ao socorro das vítimas de mordeduras de animais peçonhentos.
De acordo com o requerimento, a proposição tem como objetivo de montar um grupo de pronto atendimento para socorro imediato às vítimas de animais peçonhentos, principalmente cobras e escorpiões, e indica que atualmente o Hospital Municipal (HM) é a unidade de assistência a essas vítimas que necessitam agilidade no atendimento.
Ainda segundo consta a proposição, a UPA está em região estratégica, anexa ao Hospital Bom Samaritano, e poderá prestar atendimento aos moradores da “Niterói Valadarense” e de municípios circunvizinhos.
Juarez Gomes entende que o projeto será benéfico para Valadares, pois atualmente o soro antiofídico só é disponibilizado no Hospital Municipal. “Este projeto é muito importante para a nossa cidade, tendo em vista que nós temos uma UPA. Em Juiz de Fora as UPAs já disponibilizam desse soro antiofídico para atender a população. Acredito que o projeto trará um grande benefício para nossa população, descentralizando esse soro, que hoje é exclusivo do Hospital Municipal, e que será disponibilizado para a UPA, na região do Vila Isa. Após a apresentação, o projeto tramita nas comissões. Às vezes vem rápido e às vezes não, mas vamos fazer uma boa articulação para conseguir a aprovação dele o mais rápido possível”, disse.