GOVERNADOR VALADARES – O nome de Mateus Felipe Fonseca vem ganhando destaque no karatê nacional e internacional. O jovem é o atual campeão brasileiro de karatê shotokan JKS nas modalidades de kata e kumite individual e também o quinto melhor do mundo na categoria de kumite em equipe, feito conquistado no Campeonato Mundial de Tóquio, no Japão, em 2024. Agora, ele se prepara para um novo desafio: representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de 2025, que será realizado em Vitória, capital do Espírito Santo.
Mateus começou sua trajetória no karatê aos dez anos, através do projeto social “Lutando Pela Paz”, desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O projeto tem como objetivo oferecer a crianças e adolescentes a oportunidade de aprender valores essenciais como cidadania, respeito, disciplina e dedicação aos estudos. Mateus permaneceu no projeto até 2021, quando passou a treinar no Clube Filadélfia sob a orientação do sensei Raniere André.
Com os excelentes resultados obtidos ao longo do ano de 2024, Mateus foi convocado para integrar a seleção brasileira de karatê no Pan-Americano. Para ele, a experiência de representar o país é algo indescritível. “A sensação é sempre surpreendente e vem com um peso grande, pois estamos representando o nosso país. Mas é um peso bom, que motiva e dá ânimo. Essa responsabilidade é boa para a nossa construção como ser humano e para o nosso desenvolvimento como atleta”, afirmou Mateus.
A participação no Campeonato Mundial de Tóquio foi um marco na carreira do jovem atleta. Além das competições, ele teve a oportunidade de treinar com grandes mestres do karatê mundial e aprimorar suas técnicas. “Foi a primeira vez que viajei para outro país. Ter contato com uma cultura tão rica é um verdadeiro sonho realizado. Tive a oportunidade de treinar no hombu dojô da JKS com mestres excepcionais, como Watanabe e Massao Kagawa”, contou o atleta.
Preparativos para o Pan-Americano
A rotina de treinos para o Pan-Americano é intensa. Mateus treina quatro vezes por semana no dojô. Além disso, ele complementa sua preparação com natação duas vezes por semana e exercícios de fortalecimento muscular. Para o sensei Raniere André, a evolução de Mateus é resultado de um trabalho dedicado e disciplinado.
“Desde o início, percebi um diferencial nele, e então resolvemos avaliar o desempenho para que ele pudesse desenvolver cada vez mais. Na análise, observamos o crescimento técnico e psicológico e, naturalmente, foram aparecendo os resultados, não só em competições, mas também na filosofia da nossa arte. Hoje, ele representa nossa cidade, estado e o nosso Brasil, em competições de grande importância”, destacou o treinador.
Raniere também foi convocado para integrar a equipe técnica da delegação brasileira no Pan-Americano. Para ele, ver um aluno disputar competições internacionais é motivo de imensa satisfação. “O sentimento é de honra. Sinto-me agraciado por Deus por ter a oportunidade de treinar atletas como Mateus e muitos outros, que estão alcançando resultados expressivos e transformando-se em cidadãos exemplares. Mais do que formar campeões, queremos formar pessoas do bem”, concluiu o sensei.
Comments 3
Oss


, muito sucesso Mateus conheço muito o seu potencial e sei que vc dara de tudo para conseguir um excelente resultado, estou aqui treinando mentalmente com vc um grande abraço do sensei negão jf


.
Oss
Parabéns pela jornada Mateus. Vamos seguindo em frente debaixo da graça de Deus, somado a sua dedicação e esforço vc continuará conquistando suas medalhas e abrilhantando o karatê e incentivando os novos atletas.

Parabéns Mateus com sua dedicação, persistência e disciplina,vc merece Deus abençoe