GOVERNADOR VALADARES – O adolescente valadarense Sávio Moura, de apenas 12 anos, conquistou o cinturão no Campeonato Mineiro de Jiu-Jitsu neste domingo (4). O evento ocorreu em Ponte Nova, e Sávio destacou-se ao vencer cinco lutas: duas em sua categoria, garantindo a medalha de ouro, e três no Desafio Kids, onde alcançou a medalha de ouro e o tão desejado cinturão.
Faixa amarela, Sávio começou a treinar jiu-jitsu em 2022 na academia do sensei Iago Rangel. Em apenas dois anos, ele já participou de campeonatos importantes como os Mineiro, Brasileiro, Sul-Americano e Pan-Americano, acumulando um total de 24 medalhas, das quais 19 são de ouro e cinco de prata. Além disso, Sávio foi o primeiro aluno da academia a competir na modalidade NO GI (sem kimono), conquistando a medalha de ouro em um torneio realizado em Vitória, no Espírito Santo.
Leone do Vale, pai de Sávio, revelou que o interesse do filho por esportes de luta foi o principal motivo para inseri-lo no jiu-jitsu. “Pesquisando sobre o assunto, achamos o jiu-jitsu bem interessante pela questão da disciplina, e vimos uma evolução muito grande na concentração dele nas atividades diárias”, afirmou Leone. Sobre as conquistas do filho, ele expressou imenso orgulho: “Fico muito feliz por acompanhar o esforço dele e a evolução dentro do esporte. Tenho muito orgulho dele e espero que continue com essa determinação”.
Bárbara Moura, mãe de Sávio, contou que o filho começou a praticar o esporte a partir de uma aula experimental. “Sua rotina mudou aos poucos e ele começou a fazer treinos mais puxados, pois já estava querendo competir”, declarou a mãe. Para Bárbara, o jiu-jitsu trouxe importantes lições de vida para Sávio: “Através do esporte, Sávio se tornou mais disciplinado e comprometido. Ele é um menino humilde e se preocupa com os outros. Isso também nos dá muito orgulho”.
O mestre de Sávio, Iago Rangel, destacou a importância do jovem para a equipe e sua dedicação aos treinos. “Mesmo com pouca idade, é um atleta comprometido com os treinos e não se preocupa tanto com resultados, mas com a performance”, relatou o mestre. Iago também comentou sobre o destaque de Sávio nas competições: “tenho orgulho de dizer que ele é o atleta da cidade que mais compete. Tem meses que ele compete praticamente dois ou três finais de semana seguidos. É extremamente incrível ver a garra e dedicação dele”.
Para o mestre, o mais importante ao treinar jovens atletas como Sávio é ensinar valores que vão além do tatame. “O mais importante não é apenas a medalha, mas os valores que eles conseguem levar de dentro do tatame para a vida: disciplina, respeito, responsabilidade e comprometimento com os seus sonhos e metas”.