GOVERNADOR VALADARES – Mateus Felipe, um jovem de 17 anos, está prestes a realizar um sonho que vem sendo cultivado desde 2017, quando começou a praticar karatê-do, através do projeto Lutando Pela Paz. O projeto, desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), é voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Sua missão não é apenas promover a prática de uma arte marcial, mas também cultivar valores como cidadania, respeito, disciplina e valorização dos estudos.
Desde então, Mateus tem se dedicado intensamente ao karatê, tornando-se não apenas um aluno dedicado do projeto, mas também um atleta destacado do Clube Filadélfia. Seu empenho o levou a se destacar no Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan (CBKS) em 2022 e 2023. Agora, em 2024, Mateus recebeu o convite para integrar a Seleção Brasileira de Karatê Shotokan na competição mais importante de sua carreira: o Campeonato Mundial de Karatê Shotokan. A competição acontecerá em Tóquio, no Japão, nos dias 26, 27 e 28 de julho. No entanto os custos de participação são altos, totalizando R$ 32 mil.
Patrocínio
Diante desse desafio financeiro, Mateus e seu sensei Raniere Alves estão buscando apoio da comunidade e de empresários para viabilizar sua participação no campeonato. Para aqueles que desejam ajudar, é possível entrar em contato através do número de WhatsApp: (33) 98800-7172 (Raniere Alves).
Para o sensei Raniere Alves, a importância de participar do evento não é só para Mateus, mas também para a equipe e para o esporte regional. “A competição é um sonho para todos os atletas. Além do título, eles buscam um lugar na história do karatê. Nosso apoio demonstra um compromisso não apenas com o atleta, mas com a representatividade e o orgulho de levar o nome de nossa cidade, do nosso estado e as cores do Brasil a um evento mundial”, afirmou o sensei.
Quanto aos preparativos de Mateus para o campeonato, Raniere destacou a dedicação do jovem atleta. “Mateus tem treinado intensamente, demonstrando disciplina e força de vontade para representar nossa cidade e nosso país no outro lado do mundo. A distância entre o sonho e a realização se chama disciplina”, ressaltou o treinador.
Sobre o karatê-do
O karatê-do é uma arte marcial originária da ilha de Okinawa, no Japão. O esporte desenvolveu-se a partir de diversas técnicas de luta nativas de Okinawa, combinadas com elementos do kung fu chinês e das disciplinas japonesas. Ao longo dos séculos, o karatê se tornou uma arte marcial complexa e abrangente, que inclui técnicas de soco, chute, bloqueio e projeção, além de exercícios de respiração, desenvolvimento físico e mental.
Comments 3
Este Mateus vai longe uma das grandes promessas do karatê nacional, a sua dedicação é enorme muito atencioso vamos todos a ajudar o atleta e o seu sensei Ranieri
Oss 👊👊👊👊👊👊👊.
Fé,no senhor porque ele e bom em todos os momentos ,tudo já deu certo!
Vai dar certo Mateus!
Quem tem o prazer de te conhecer sabe que vc é um campeão e um exemplo paras as próximas gerações dentro e fora dos tatames.
🤜🤛