GOVERNADOR VALADARES – O Núcleo Universitário de Empreendedorismo (Nuvem), da UNIVALE, realizou mais uma edição da Jornada de Empreendedorismo, que neste ano teve como foco o protagonismo de estudantes em empresas juniores. Nesse tipo de empreendimento, alunos de graduação têm a oportunidade de realizar projetos práticos, em suas respectivas áreas de conhecimento, para o atendimento de clientes reais no mercado. O convidado nesta Jornada, que aconteceu quinta-feira (5) no campus 2, foi o presidente da Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg), Breno Xavier.
A coordenadora do Nuvem, professora Rossana Cristina Ribeiro Morais, salienta que a Jornada, em todas as edições, tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da cultura empreendedora dentro do âmbito universitário.
“O foco da Jornada deste ano foi a questão de empresas juniores, exatamente para poder estimular a criação de empresas juniores dentro da universidade. Com isso a gente traz a Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais, que tem um papel importante nesse movimento de auxílio e de formação de estudantes que querem montar as suas empresas. A Federação auxilia também todo o processo da formação e da constituição legal”, explicou Rossana.
A Fejemg e o apoio a empresas juniores
Fundada em 1995, a Fejemg tem como áreas de atuação: a formação de melhores empreendedores, a expansão do Movimento Empresa Júnior, e o desenvolvimento de empresas juniores em Minas Gerais.
“Foi com esse objetivo de estimular o protagonismo nos estudantes que nós trouxemos o Breno, que já tem uma experiência vasta, como membro de empresas juniores e como presidente da Federação. A fala do Breno trouxe de forma muito clara que o aluno deve ser o protagonista nesse tipo de atividade e estar mais perto do mercado, em uma prestação de serviço mais direta“, acrescentou a coordenadora do Núcleo Universitário de Empreendedorismo.