[the_ad id="288653"]

Jogos Estudantis Valadarenses são tema de pesquisa científica

Os Jogos Estudantis Valadarense é tema de pesquisa científica
FOTO: Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES – Dois pesquisadores irão se debruçar para investigar como os Jogos Estudantis Valadarenses (JEV) surgiram e o que os mantêm por tantos anos. Assim a Doutora em Educação Liege Dornellas, professora da UNIPAC-GV e da Escola Estadual Carlos Luz, e o professor da UFJF-GV, Danilo Coimbra, Doutor em Ciências do Movimento Humano, estão realizando a pesquisa intitulada: “Jogos Estudantis Valadarenses – uma investigação política pública setorial de esporte e lazer entre os anos de 2000 a 2020”.

A pesquisa científica, dessa forma, integra a Plataforma Brasil em 2021. Além disso possui autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Para entender melhor os JEV, contudo, os pesquisadores estão convidando árbitros, professores e agentes públicos que tiveram algum envolvimento na competição para responderem a um questionário.

Liege Dornellas, que mora em Valadares há 21 anos, conta que seu primeiro contato com os JEV foi na escola onde trabalha. Na época, portanto, a professora levou alunos da educação básica estadual para participar da competição.

“Os JEV [são] uma política pública muito efetiva e com muita abrangência na cidade. O formato da competição foi mudando ao longo das edições. Uma coisa que notamos é que a voz do gestor também tem influência sobre a competição”, disse a professora. 

Política pública no esporte

Como pesquisadora, a professora acredita que ações como “Academia do Skate” e “Festival Paralímpico” vão contribuir para dar mais visibilidade. Assim vão gerar mais interesse por essas modalidades e futuramente ter mais participantes nestas categorias nos JEV.

“Já houve edições [dos] JEV com vagas para essas modalidades e público, mas não houve adesão. Queremos descobrir o porquê isso aconteceu. É importante descobrir o motivo para pensar como podemos atingir os objetivos. Acredito que projetos como a Academia do Skate e Festival Paralímpico vão ajudar a incentivar e dar visibilidade para estas modalidades para futuramente render mais participantes”, afirmou.

Outra abrangência do JEV é a possibilidade de campo de pesquisa no nível do stricto sensu. O professor Danilo Coimbra atualmente orienta a dissertação de mestrado do discente Athos Almeida. Athos, aliás, é professor de Educação Física da rede pública e já atuou nos JEV como atleta e técnico. Por isso conhece sua dinâmica.

A pesquisa de Athos visa investigar o perfil de temperamento e o desempenho escolar dos jovens que participam do JEV. Os pesquisadores esperam que a pesquisa contribua para o campo e dê visibilidade a uma política pública setorial do esporte e lazer. O objetivo é garantir o direito social ao lazer por meio do esporte educacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Copa Praça de Pickleball começa nesta quinta-feira

Copa Praça de Pickleball começa nesta quinta-feira

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A Copa Praça de Pickleball 2025 começa nesta quinta-feira (4), às 18h15, na Praça de Esportes, reunindo 90 atletas em disputas