Jogos aconteceram na manhã desta sexta-feira (13) e reuniram escolas de diversos municípios
Na manhã desta sexta-feira (13), Valadares sediou a 1ª etapa da disputa microrregional de xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
Foco no tabuleiro
A adolescência pode até ser uma fase repleta de distrações e inquietudes. Mas um tabuleiro de xadrez pode mudar isso. Aliás este jogo é capaz de fazer com que os estudantes se desliguem de qualquer movimento ao redor e foquem em apenas um alvo: o xeque-mate. Gabriel Rodrigues que o diga. Com apenas 13 anos, o valadarense e aluno da Escola Municipal Professora Rosalva Simões Ramalho, já mostrou que está por dentro dos fundamentos deste jogo. Por isso, até mesmo no treinamento que antecedeu a disputa oficial, Gabriel manteve o foco.
“Estava aquecendo. Fiquei com um pouquinho de medo, porque ele [o adversário] era módulo 2. Mas consegui ganhar, graças ao professor que me ensinou tudo. Xeque-mate! Exige muita estratégia. Você precisa ter um pensamento, não só na jogada que você vai fazer agora, mas no futuro, no que este jogador pode fazer, nas jogadas que você tem que fazer”, relatou o estudante.
E de estratégia o aluno Pedro Fazzolo (12 anos), que veio de Resplendor, entende bem. Para o jogo de treinamento, ele contou com a ajuda do amigo experiente Levi. “É um jogo que você exercita sua memória e que você também pode jogar com seus amigos”, comenta.
Contudo o estudante relembra que, nos tempos de altos índices da pandemia de covid-19 perdeu um pouco da prática: “Muito tempo no celular; aula on-line. Acabamos deixando de lado um monte de coisas”. No entanto ele acredita em sua dedicação e na superação dos desafios. “Se Deus quiser, pegar pelo menos uma medalha de bronze”, disse Pedro Fazzolo.
Disputa microrregional de xadrez
Conforme o cronograma de execução, esta etapa da disputa microrregional de xadrez acontece até o dia 15 de maio. Na batalha de hoje, realizada em um salão de festas da cidade, compareceu uma média de 60 alunos, de Valadares e região. Em cada mesa há o tabuleiro com as peças, a numeração que facilita a identificação das duplas e também um temporizador.
De acordo com o professor de xadrez e árbitro da competição, Willian Gabriel dos Santos, as 4 primeiras colocações, de cada módulo, seguirão para a disputa regional. Então os 4 primeiros colocados, também de cada módulo, na etapa regional, competem no campeonato estadual. “Etapa, a qual, que classifica os estudantes para os Jogos Estudantis Brasileiros (JEB)”, complementa o árbitro.