A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), irá realizar a 3ª edição do Festival Paralímpico. O evento será no sábado (dia 24 de setembro), no Parque Ipanema, das 8h às 12h.
A iniciativa é do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a data escolhida faz alusão ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A competição acontece simultaneamente em 70 cidades do país, abrangendo quatro modalidades: Vôlei Sentado, Atletismo, Judô e Dança.
As disputas envolvem, portanto, cerca de 150 alunos na faixa etária de 5 a 17 anos, matriculados nas redes de ensino estadual, municipal e privada. Além de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) das cidades de Ipatinga, Inhapim, Timóteo e Coronel Fabriciano.
Voluntários acadêmicos darão suporte durante o evento
A abertura está programada para o galpão central do Parque Ipanema, sendo abrilhantada ainda por dança dos alunos do “Projeto Paralímpico da Educação Integrada 7 de Outubro” e apresentação de ginástica acrobática do “Espaço GYM”. Haverá, também, recreações ofertadas pelas escolas TOM e EMAC.
De acordo com o secretário da SEMCEL, Maciel Rodrigues, “o esporte é, comprovadamente, instrumento eficiente de promoção da qualidade de vida de qualquer pessoa. A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência”.
Para ele, “é um grande privilégio para Ipatinga estar entre as cidades-polos selecionadas para sediar o Festival. E isto se deve especialmente à visão inclusiva do nosso governo, que se ocupa permanentemente de proporcionar acessibilidade e maior bem-estar a este segmento”.















