[the_ad id="288653"]

Ipatinga decreta estado de emergência em saúde pública

FOTO: Freepik

IPATINGA – Na última sexta-feira (24) foi decretado estado de emergência em saúde pública em Ipatinga em resposta ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças. A decisão foi motivada pela insuficiência de leitos pediátricos para atender à crescente demanda.

O decreto autoriza a tramitação urgente dos processos relacionados ao enfrentamento da SRAG, permitindo a adoção de diversas medidas administrativas. Isso inclui a aquisição de insumos e o remanejamento de servidores para atender às demandas emergenciais da Secretaria de Saúde. Inicialmente, o estado de emergência terá vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução dos indicadores epidemiológicos.

“O decreto é uma medida necessária para garantir que nossas crianças recebam o atendimento adequado e urgente que precisam. A SRAG é uma condição grave e potencialmente fatal, e a falta de leitos pediátricos compromete a eficácia do tratamento”, afirma Walisson Medeiros, secretário de Saúde do município.

Para enfrentar a situação, a Secretaria de Saúde solicitou a habilitação de oito novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) pediátrica e dez leitos de suporte ventilatório. Além disso, está prevista a orientação de profissionais especializados para atender à demanda e a aquisição de todo o equipamento necessário para suportar os atendimentos.

O que é SRAG?

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é caracterizada por sinais e sintomas que incluem lesão pulmonar, inflamação e acúmulo de líquido nos pulmões. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, incluindo o vírus da Covid-19 e o Influenza. Os casos graves de SRAG são especialmente perigosos em crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, sendo potencialmente fatais.

A Secretaria de Saúde orienta a população a procurar atendimento médico imediato em casos de sintomas graves de síndrome respiratória, especialmente em crianças. Reforça também a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para minimizar complicações.

Comments 15

  1. Lúcia says:

    Nessa época do ano é nescessário intensificar o cuidado com as crianças é idosos ..Sao frágeis, são mais propícios a pegar infecção respiratória…

  2. Eliane Simões says:

    Este secretário de saúde de Ipatinga , wallison Medeiros, não tem medido esforços para atender todas as demandas de saúde, parabéns por tanto empenho nas campanhas,nas medidas para o aumento de atendimento a toda população.

  3. Maria José says:

    Que triste uma cidade que tem uma renda percapita tão alta e a área da saúde tão debilitada,,precisamos de políticos mais humanos, infelizmente não temos bons gestores,todos se corrompe.

  4. . Maria Lenir Saraiva Vaz says:

    Claro que não precisava decretar o Estado de Emergência isso se chama estratégia para gastar o dinheiro público, não precisa de licitação pra compras de medicamentos e outra ações como contratar funcionários sem seleção e assim terá recursos financeiro pra sua campanha eleitoral

  5. Maria dos Reis Neves Costa says:

    A falta de filtro na empresa Usiminas é que está provocando isso.Aqui em casa a gente lava a área de fora ,no outro dia já está cheis do pó preto e faísca de minério.

  6. Maria dos Reis Neves Costa says:

    Não pode fazer esse comentário? Que tem pó e muito de U.

  7. Iago Vieira says:

    Por isso a vacinação é importante, pra evitar doenças assim

  8. Fernando Henrique says:

    Onde os corruptos rouba mais e a área da saúde,fica aí inventando guarda municipais pra desvia o dinheiro, todos órgãos legislativo e judiciário executivo tudo corrompido,não caça o Benedito prefeito.

  9. Cleide says:

    Estamos morrendo aos poucos com essa poluição que está sem filtros, casa com chão pretos, preocupados com quebra_ molas, guardas municipais, e a saúde sempre a desejar! Cadê as providências prefeito? Precisamos de uma urgência nessa poluição que está matando a população, ainda assim que temos um hospital lotado e com péssimo atendimento ao público! SOCORROOOO!!!!

  10. José Carlos da Costa says:

    Infelizmente o perfeitinho, prometeu várias coisas e nem se quer cumpriu. Mostra a cara prefeitinho. As eleições estão chegando e quero vê-lo nas ruas de Ipatinga, pedindo voto. A SAÚDE de IPATINGA, está na UTI. “Reage homem”, faz alguma coisa para o povão.

  11. O prefeito,para todos os cuidados com o chão,e entra em ação, vamos cuidar da população,as outras coisas podem esperar..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM