Os preparativos para a 2ª edição da Gincana do Saber realizada pela Câmara Municipal de Ipatinga já começaram. Programada para ser realizada pela Escola do Legislativo da Câmara nos próximos meses, o objetivo da gincana é abordar temas como a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Criança e do Adolescente com os estudantes do município.
Dessa forma, a gincana contará com 14 escolas, sendo sete estaduais e sete municipais. “As escolas participantes foram indicadas pela Secretaria Municipal de Educação e pela Superintendência de Ensino, sem as quais esse projeto não seria possível. Já estamos visitando as escolas e entregando os livros para que os temas sejam trabalhados pelos professores em sala de aula. Estamos sendo muito bem acolhidos pelos alunos e certamente a disputa será muito acirrada”, disse a diretora da Escola do Legislativo, Marli Teixeira.
Mas como parte da proposta da gincana serão utilizados livros da escritora Madu Macedo. Ela foi servidora da Câmara de Pouso Alegre e é conhecida em todo o Brasil por ter escrito e trabalhado à frente da Escola do Legislativo.
“Me sinto extremamente honrada em contribuir para o processo de educação cidadã de milhares de jovens no país. Ipatinga é o primeiro município brasileiro a trabalhar os temas da Lei Maria da Penha e ECA em miúdos com seus estudantes. A gincana é uma forma paradidática de levar adolescentes e jovens a conhecer seus direitos, as leis que os protegem, a Carta Maior, que é a Constituição, dentro de uma dinâmica lúdica, com apoio dos professores, que ensinarão também o conteúdo em suas aulas regulares”, disse Madu Macedo. Informações: Câmara Municipal de Ipatinga