A iniciativa promove atividades educativas gratuitas no Centro de Memória Usiminas e outros pontos de Ipatinga
O Projeto Implantação do Centro de Memória Usiminas é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 211736). Os principais objetivos são o acesso ao acervo do Centro de Memória Usiminas, instalado em imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga, e promover ações de educação patrimonial para a comunidade.
Além disso, o projeto prevê a manutenção das Exposições de Arte da Ação Cultural e Educativa do Centro de Memória Usiminas, voltadas para estudantes, educadores, escolas e comunidade. Dentre as ações estão: Histórias do Aço (visita mediada na Usina de Ipatinga), Aventura no Viveiro (visita mediada ao Viveiro de Mudas de Ipatinga) e Projeto de Formação com Professores e Educadores. As atividades foram iniciadas em maio e seguem até o fim do ano.
A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, afirmou que o projeto realizado pelo Instituto Usiminas pretende movimentar o Centro de Memória Usiminas e estender ações de educação patrimonial a outros espaços. A ação está conectada a conceitos da agenda Environmental, Social and Governance, em português Ambiental, Social e Governança (ESG), adotada pela Usiminas e pelo Instituto Usiminas em 2021, como forma de contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU.
“As iniciativas visam contribuir para a construção de uma educação de qualidade, oferecendo para educadores, estudantes e comunidade o acesso a um rico acervo artístico e histórico no Centro de Memória Usiminas e experiências cheias de conhecimento em outros importantes pontos da cidade”, disse a diretora.
Atividades
A próxima Aventura no Viveiro será no sábado (9/7), com sessões às 8h e 14h. O divertido passeio pelo Viveiro de Mudas da Usiminas será conduzido por Flora Manga, em meio a uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta. A contadora de histórias também conduz a visita guiada à Usina de Ipatinga em “Histórias do Aço”, na terça-feira (12/7), às 8h e 14h. Ao fim da visita, a artista Rosane Dias convidará para uma oficina de pintura que usa tintas sustentáveis produzidas com agregado siderúrgico, material gerado em várias etapas da produção do aço.
O Rota 60, roteiro que celebra os 60 anos da Usiminas e de sua atuação em Ipatinga, terá uma nova edição neste mês, dia 30/7, partindo da Praça do Canaãzinho (R. Canon), no bairro Canaãzinho, às 8h. A atividade é voltada para quem quer conhecer os patrimônios históricos, obras de arte e atrativos de Ipatinga sob uma nova ótica. No percurso, os visitantes passam pela Usina de Ipatinga, obras de arte pública da cidade, a Casa do Artesão e o Centro de Memória Usiminas, conduzidos por dois personagens muito divertidos.
As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp: (31) 98437-3330. Pelo mesmo canal, o público poderá receber a programação mensal.