GOVERNADOR VALADARES – O Instituto Terra lançou, na última sexta-feira (30), o podcast Terra Jovens, um videocast protagonizado por participantes do programa de educação ambiental que incentiva o protagonismo juvenil na bacia do Rio Doce. Em um episódio único, o conteúdo reúne histórias reais e debates que fortalecem a cidadania e a consciência socioambiental no território.
Voltado a todos que desejam escutar, compreender e participar da construção de uma consciência crítica sobre o mundo, o videocast contou com a presença de dez jovens das duas edições do programa Terra Jovens, além de estudantes do Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica (NERE). A gravação também foi acompanhada por uma plateia, que pôde interagir em tempo real, resultando em um formato espontâneo e diferenciado.
“Mais do que um podcast, o Terra Jovens é um convite feito por quem vive o território e vem transformando vivências, perguntas e ideias em ação coletiva e consciência socioambiental. Agora, por meio de debates sobre histórias reais da bacia do Rio Doce, eles estão provocando e inspirando a sociedade como um todo a pensar na cidadania, no pertencimento e no futuro”, afirma Ozie Gheirart, coordenador do Terra Jovens.
Roteirizado por Gheirart, apresentado por Thiago Amorim e gravado e dirigido pela 3D Vídeo, o episódio foi dividido em dois momentos. No primeiro, os jovens discutiram os desafios enfrentados pela juventude no vale do Rio Doce. Já o segundo bloco foi dedicado à análise e ao debate dos vídeos produzidos pelos participantes do projeto em 2024 e 2025.
“O resultado foi muito positivo. Além de evidenciar a capacidade dos jovens em tratar temas diversos, o episódio mostrou como o programa contribuiu para que eles se sentissem mais seguros para dialogar e se expressar diante das câmeras. A diversidade de vozes presentes também confirmou que estamos no caminho certo para criar uma cena juvenil de consciência social e ambiental”, completa Gheirart.
O episódio completo está disponível no YouTube.
Educação ambiental e protagonismo juvenil
Criado em 2024, o Terra Jovens é um programa de educação ambiental do Instituto Terra e integra o programa Terra Doce. Voltado a adolescentes e jovens adultos de 16 a 29 anos, o projeto reúne participantes de diferentes contextos e realidades, promovendo oficinas que estimulam o pensamento crítico e o debate sobre desafios socioambientais da região do Rio Doce e do mundo.
Referência em restauração ecossistêmica
Fundado a partir do sonho de Lélia Wanick e Sebastião Salgado, o Instituto Terra nasceu em 1998 com o objetivo de restaurar a floresta da antiga fazenda da família. Em mais de 26 anos de atuação, a organização se tornou referência mundial em restauração ecossistêmica, educação ambiental e desenvolvimento rural sustentável. Por meio do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, o Instituto promove a recuperação ambiental, melhora a qualidade de vida de produtores rurais e impulsiona a transformação social na região do médio Rio Doce.











