[the_ad id="288653"]

Instituições podem se inscrever no Trilhas de Futuro até esta terça

FOTO: Ilustrativa/Freepik

O programa Trilhas de Futuro oferece cursos técnicos gratuitos em todo o Estado

GOVERNADOR VALADARES – As instituições de ensino poderão se credenciar ao programa Trilhas de Futuro até esta terça-feira (3). O programa, que está na 4ª edição, é uma iniciativa do Governo de Minas e oferece cursos técnicos gratuitos. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, esta edição vai disponibilizar 50 mil vagas em todas as regiões do Estado. Para fazer o credenciamento, as instituições devem apresentar a solicitação juntamente com a proposta de curso escolhida.

Ainda conforme esclarecimento da secretaria, o programa dará preferência a cursos e localidades que possuam maior perspectiva de emprego para os jovens. Nesse sentido, segundo a Prefeitura de Valadares, a seleção vai considerar o histórico de postos de trabalho de cada área na região e fatores demográficos. Para conferir os cursos disponíveis em cada cidade mineira participante, acesse este link e consulte a lista.

“As instituições deverão apresentar – exclusivamente por meio eletrônico e por meio de peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – a solicitação de credenciamento e a proposta de cursos acompanhada da documentação prevista no edital”, reforça a Prefeitura. Para obter mais orientações, as instituições podem recorrer à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), por meio do site, e selecionar a descrição ‘Usuários Externos’.

A gestão municipal informa que a publicação do resultado do credenciamento das instituições está prevista para o dia 18 de outubro.

Oportunidade para os estudantes

Quanto aos estudantes, a Prefeitura recorda que, para participar, é necessário estar regularmente matriculado no 2º e 3º ano do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Por fim, também podem participar do programa jovens que já concluíram o ensino médio.

Segundo a secretária de Desenvolvimento e Inovação, professora Beatriz Almeida, esse programa, aliás, tem participação importante no progresso do mercado em Valadares. “O mercado demanda por qualificação da mão de obra em Valadares. E os cursos técnicos são uma ótima oportunidade para capacitar e, consequentemente, empregar os estudantes”, pontua.

A data de inscrições para os estudantes desta 4ª edição ainda não foi divulgada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM