[the_ad id="288653"]

Inscrições para o Cadastro Escolar 2025 estão abertas em Minas Gerais

Inscrições para o Cadastro Escolar 2025 abertas em Minas Gerais
FOTO: SEE-MG

BELO HORIZONTE – As inscrições para o Cadastro Escolar 2025 da rede pública de ensino de Minas Gerais estão abertas e vão até o dia 1º de novembro. A oportunidade é para quem quer ingressar em uma nova escola, mudar de unidade escolar ou garantir a vaga para o próximo ano.

O processo de inscrição é realizado de forma online, através do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), disponível no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). É importante lembrar que os estudantes já matriculados na rede estadual terão a matrícula renovada automaticamente.

Quem pode se inscrever? 

O cadastro é destinado a estudantes que desejam ingressar ou retornar à rede pública de ensino, mudar de escola ou aqueles que estão matriculados em escolas públicas que não oferecerão o nível de ensino ou série subsequente no próximo ano. Além disso, o processo também é voltado para estudantes interessados em Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), cursos de Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE/MG, Simone Emerick, destaca a importância de realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido. “A garantia de uma vaga na rede pública de ensino é um direito fundamental, e o Cadastro Escolar é a porta de entrada para estudantes que querem fazer parte desse processo educacional”, afirma.

Cronograma e próximos passos 

O resultado do Cadastro Escolar será divulgado no dia 4 de dezembro. A partir de 18 de dezembro, os estudantes deverão confirmar a matrícula na escola designada. Para aqueles que forem encaminhados para uma escola municipal, o processo de matrícula seguirá o calendário do município.

Para o próximo ano, o governo de Minas Gerais anunciou o programa Trilhas de Futuro nas Escolas, que vai ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em parceria com o Senai. Além disso, a oferta de cursos de educação profissional nas escolas estaduais também será ampliada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM