GOVERNADOR VALADARES – Já estão abertas as inscrições para o 2º Seminário do Coletivo Abayomi, que será realizado no dia 26 de março, das 7h30 às 17h30, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, no campus II da Univale. O evento tem como objetivo consolidar uma rede de enfrentamento ao racismo em Governador Valadares e região, fortalecendo ações iniciadas na primeira edição do seminário, em 2024.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março pelo site: www.eventos.univale.br/seminarioabayomi2.
Ubuntu: união contra o racismo
O tema do seminário se baseia na filosofia Ubuntu, que significa “humanidade para com os outros” ou “eu sou, porque somos”. A proposta é envolver instituições e pessoas na construção de um ambiente mais inclusivo e antirracista.
A primeira edição do evento surgiu após uma demanda do Coletivo Abayomi apresentada ao Ministério Público, em 2023, para o combate ao racismo recreativo nas escolas de ensino básico. Desde então, diversas instituições se uniram à causa e seguem trabalhando na conscientização e no enfrentamento do racismo estrutural.
Organização e parceiros
O Coletivo Abayomi organiza o seminário em parceria com várias instituições, entre elas:
- Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD) – ligado ao Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da Univale
- Ministério Público (MP)
- Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares (SMED)
- Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (SRE)
- Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFMG-GV (NEABI/IFMG-GV)
- Universidade Vale do Rio Doce (Univale)
- Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares (UFJF-GV)
- Superintendência Regional de Saúde (SRS)
Programação do seminário
O evento contará com debates, oficinas e intervenções culturais, com a participação de especialistas, pesquisadores e representantes de diversas instituições.
Manhã
- 7h30 – Café coletivo e credenciamento
- 8h00 – Abertura
- 8h30 às 10h00 – “Conversas sobre Direitos Humanos, Cidadania e Raça” – Erika Benigna Nascimento e convidadas
- 10h00 às 10h30 – Intervenção cultural da Comunidade Quilombola Águas Claras
- 10h30 às 12h00 – “Conversas sobre corpos negros e suas intersecções” – Letícia Imperatriz
Tarde
- 13h30 às 14h30 – “Conversas sobre juventude negra” – Licínia Maria Correa
- 14h30 às 15h00 – Café e prosa
- 15h30 às 17h30 – Oficinas e encontro com representantes institucionais para a elaboração da Carta de Intenções da Rede de Enfrentamento ao Racismo
O evento é gratuito e aberto ao público. No entanto, os participantes devem se organizar para o almoço, pois não haverá refeição servida no local. Uma lista de restaurantes próximos será disponibilizada por e-mail e na plataforma de inscrição.
Como participar
As inscrições seguem abertas até o dia 20 de março e podem ser feitas no site oficial do evento: www.eventos.univale.br/seminarioabayomi2.
O seminário é uma oportunidade para quem deseja se aprofundar no debate sobre racismo, diversidade e cidadania, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.