Valadares é um dos municípios no ‘alerta laranja’ do Inmet, que indica chuvas intensas e perigosas
GOVERNADOR VALADARES – Já virou tradição aguardar que o Dia de Finados seja de muitas chuvas. E conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este ano não será diferente. De acordo com o Inmet, Governador Valadares e demais cidades do Vale do Rio Doce estão no ‘alerta laranja’, que indica chuvas intensas com grau de perigo. O alerta teve início na manhã desta quarta-feira (1º) com duração até as 10h desta quinta-feira (2).
As chuvas, segundo o instituto, podem alcançar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Nesse período, de acordo com a previsão, também há possibilidade de ventos intensos, com velocidade de 60 a 100 km/h. Nesse sentido, o Inmet ressalta o risco existente de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Na ilustração, os municípios de Governador Valadares e Ipatinga aparecem dentro da área de alerta laranja do mapa.
Caso se cumpram as previsões climáticas, o instituto reforça as seguintes orientações:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Além do Vale do Rio Doce, estão inclusas no boletim do Inmet as seguintes regiões: Zona da Mata, Central Espírito-Santense, Noroeste Espírito-Santense, Sul Espírito-Santense, Jequitinhonha, Litoral Norte Espírito-Santense, Vale do Mucuri, Noroeste Fluminense, Norte Fluminense e Região Metropolitana de Belo Horizonte.