[the_ad id="288653"]

Inmet alerta para intensa onda de calor nos próximos dias

Inmet alerta para intensa onda de calor nos próximos dias
FOTO: Igor França/ DRD

GOVERNADOR VALADARES – Os meteorologistas projetam para os próximos dias mais uma intensa onda de calor em todo o país, com exceção da região sul do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as altas temperaturas devem começar a marcar nos termômetros já por volta de sexta-feira (15). Ainda, a previsão é que esta nova onda de calor ocorra até o dia 17 de dezembro. 

Sendo assim, o Instituto de Meteorologia emitiu um novo alerta informando a população e a Defesa Civil sobre esse período de calor severo. A divulgação do comunicado sobre a onda de calor aconteceu ainda nessa terça-feira (12). De acordo com o Inmet, trata-se do grau de severidade perigoso, com riscos à saúde. Dessa forma, há a possibilidade de registros de temperaturas 5ºC acima da média no período de três até cinco dias.

O Inmet explica que a emissão do alerta está atrelada a duas questões: “A intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não apenas aos desvios de temperatura absolutos”. Por esse motivo, é importante reforçar o alerta para que a população redobre a atenção com a saúde, em especial crianças e idosos. No site do Inmet você pode conferir todas as cidades do país que estão alerta para a onda de calor.

El Niño ganha força 

Pela análise do  professor e pesquisador em climatologia Fulvio Cupolillo, esta onda de calor será mais intensa em comparação às anteriores. Isso porque o EL Niño, que é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, está no estágio em que ganha mais força e influência ainda mais os sistemas atmosféricos no país.   

“O El Niño está fortalecendo a onda de calor pelo Brasil inteiro, com exceção da região sul. Por isso, já se está dando um alerta pelo Inmet que a onda de calor será do dia 14 até 17 de dezembro. Portanto a sociedade civil e Defesa Civil precisam estar em alerta nestes dias, porque existe o risco de impactos na saúde da população. É previsto em vários pontos de Minas Gerais temperaturas que podem chegar até 5ºC acima da média e essas ondas poderão persistir ao longo de 3 a 5 dias. O Vale do Rio Doce é um desses pontos, onde pode ocorrer essa temperatura acima da média, cidades da região doVale do Aço, as cidades de Governador Valadares, Aimorés e Conselheiro Pena”, explicou o professor do Instituto Federal de Minas Gerais, em Governador Valadares.  

A onda de calor que acontecerá agora em dezembro terá uma intensidade maior em relação às anteriores”, finalizou o professor.

Calor intenso em Valadares 

Entre as cidades que estão dentro da zona de alerta para a onda de calor está Governador Valadares. Para a cidade, que durante todo o ano já é quente, nesses próximos dias a onda de calor terá característica mais agravante por causa da ausência de chuvas e uma baixa umidade relativa do ar. 

“Não há previsão de chuva para os próximos dias em Governador Valadares. Hoje, a umidade relativa do ar deve ficar por volta de 30%. Ou seja, é uma umidade muito baixa para Governador Valadares. Entre os dias 14 e 17, a umidade pode atingir no máximo 40%. Esses valores de umidade em plena estação chuvosa representam valores muito baixos. Normalmente em dezembro, nós teríamos uma umidade relativa do ar em torno de 80%. A baixa umidade nos próximos dias acontecerá devido a onda de calor que já começou hoje e deve persistir até os dias 17 e 18 de dezembro. Com isso, a umidade relativa será baixa e as chuvas serão inibidas. A temperatura mínima e máxima ficará entre 24ºC e 39ºC em média nesses dias”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM