Inscrições para o exame terminam amanhã (22); nova data de aplicação ainda não foi definida
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nessa quarta-feira (20) uma nota oficial informando sobre o adiamento do Enem. Há vários dias o Inep e o Ministério da Educação (MEC) vinham sofrendo pressões de candidatos e organizações estudantis, que pediam que a prova fosse adiada. A justificativa seria a desigualdade entre os estudantes, evidenciado pela pandemia de Covid-19.
Entretanto, o Inep só decidiu adiar a prova depois que o Projeto de Lei 1.277/2020 foi aprovado pelo Senado, e seguiu para votação na Câmara dos Deputados. A proposta, caso fosse implementada, determinaria que a aplicação de provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior fossem prorrogadas até o fim da pandemia. A lei seria válida para estados de calamidade pública, como é o caso da situação atual com a Covid-19.
Provas serão adiadas por prazo de 30 a 60 dias
Na nota oficial, o Inep informou que as provas do Enem, tanto na versão digital quanto na impressa, serão adiadas por um prazo de 30 a 60 dias. De acordo com o instituto, quem vai definir a data exata são os próprios candidatos.
Isso será feito por meio de uma pesquisa, que deverá ser disponibilizada na Página do Participante. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a intenção é que os candidatos possam opinar sobre as melhores datas para a prova. Ele também disse que todos os inscritos poderão participar da enquete.
Prazo de inscrição está mantido
Apesar do adiamento da prova, o Inep não deu nenhuma nova informação sobre o prazo de inscrições. De acordo com o edital, os candidatos podem se inscrever para o Enem até amanhã, dia 22 de maio. Para fazer a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante e fornecer os dados solicitados.
Nesta quinta-feira (21), estão circulando nas redes sociais vários prints do edital do Enem, mais especificamente da parte que instrui sobre a foto que deve ser anexada na inscrição. Nos prints, aparece a informação de que a foto deve ser tirada em um fundo branco. De acordo com as publicações, isso não estaria claro na página de inscrição.
De acordo com o edital do Enem, a foto só pode ser alterada até o fim das inscrições. Isso também é valido para as informações pessoais, o idioma estrangeiro escolhido e o local de prova. Além disso, o candidato também precisa escolher, dentro desse prazo, se irá optar pelo Enem impresso ou digital.
Pedidos de adiamento do Enem e repercussão da decisão
A notícia de adiamento do Enem foi recebida com comemorações nas redes sociais. Organizações estudantis afirmaram que esta é “a primeira vitória na luta contra a desigualdade que foi acentuada pela pandemia”. A principal pauta dessas entidades tem sido as dificuldades enfrentadas por alunos de escolas públicas para ter acesso ao ensino remoto.
Nessa quarta-feira (20), antes da notícia sobre o adiamento, o DRD recebeu vídeos de estudantes da zona rural, relatando suas dificuldades para acessar os conteúdos escolares.