Adiamento do Enem é confirmado pelo Inep e repercurte nas redes sociais

Inscrições para o exame terminam amanhã (22); nova data de aplicação ainda não foi definida

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nessa quarta-feira (20) uma nota oficial informando sobre o adiamento do Enem. Há vários dias o Inep e o Ministério da Educação (MEC) vinham sofrendo pressões de candidatos e organizações estudantis, que pediam que a prova fosse adiada. A justificativa seria a desigualdade entre os estudantes, evidenciado pela pandemia de Covid-19.

Entretanto, o Inep só decidiu adiar a prova depois que o Projeto de Lei 1.277/2020 foi aprovado pelo Senado, e seguiu para votação na Câmara dos Deputados. A proposta, caso fosse implementada, determinaria que a aplicação de provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior fossem prorrogadas até o fim da pandemia. A lei seria válida para estados de calamidade pública, como é o caso da situação atual com a Covid-19.

Provas serão adiadas por prazo de 30 a 60 dias

Na nota oficial, o Inep informou que as provas do Enem, tanto na versão digital quanto na impressa, serão adiadas por um prazo de 30 a 60 dias. De acordo com o instituto, quem vai definir a data exata são os próprios candidatos.

Isso será feito por meio de uma pesquisa, que deverá ser disponibilizada na Página do Participante. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a intenção é que os candidatos possam opinar sobre as melhores datas para a prova. Ele também disse que todos os inscritos poderão participar da enquete.

Prazo de inscrição está mantido

Apesar do adiamento da prova, o Inep não deu nenhuma nova informação sobre o prazo de inscrições. De acordo com o edital, os candidatos podem se inscrever para o Enem até amanhã, dia 22 de maio. Para fazer a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante e fornecer os dados solicitados.

Nesta quinta-feira (21), estão circulando nas redes sociais vários prints do edital do Enem, mais especificamente da parte que instrui sobre a foto que deve ser anexada na inscrição. Nos prints, aparece a informação de que a foto deve ser tirada em um fundo branco. De acordo com as publicações, isso não estaria claro na página de inscrição.

candidatos divulgam print do edital depois de notícia sobre adiamento do enem

De acordo com o edital do Enem, a foto só pode ser alterada até o fim das inscrições. Isso também é valido para as informações pessoais, o idioma estrangeiro escolhido e o local de prova. Além disso, o candidato também precisa escolher, dentro desse prazo, se irá optar pelo Enem impresso ou digital.

Pedidos de adiamento do Enem e repercussão da decisão

A notícia de adiamento do Enem foi recebida com comemorações nas redes sociais. Organizações estudantis afirmaram que esta é “a primeira vitória na luta contra a desigualdade que foi acentuada pela pandemia”. A principal pauta dessas entidades tem sido as dificuldades enfrentadas por alunos de escolas públicas para ter acesso ao ensino remoto.

Nessa quarta-feira (20), antes da notícia sobre o adiamento, o DRD recebeu vídeos de estudantes da zona rural, relatando suas dificuldades para acessar os conteúdos escolares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

A Consciência Negra e o ENEM

🔊 Clique e ouça a notícia No mês da Consciência Negra, de feriado inédito, ENEM surpreende com o tema da redação GOVERNADOR VALADARES – Neste mês da Consciência Negra, o

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

🔊 Clique e ouça a notícia Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira

Candidato do CNU já pode conferir local de prova

🔊 Clique e ouça a notícia Consulta está disponível, desde as 10h, na Área do Candidato Os mais de 2,11 milhões de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já