Lote enviado pelo Ministério da Saúde chegou ao Estado na quinta-feira. Pela primeira vez, MG recebe vacinas da Janssen, o quarto imunizante a ser usado no Brasil
O 27º lote contendo 778.320 doses de vacina contra a covid-19 chegou ontem (24) ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. De lá, a remessa seguiu para a Central Estadual de Rede de Frio para conferência de temperatura e armazenamento.
Os imunizantes chegaram em dois momentos: pela manhã, 346.800 doses da CoronaVac e 149.550 doses da Janssen; no início da tarde, 281.970 doses da Pfizer completaram o lote enviado pelo Ministério da Saúde.
Janssen
Esta é a primeira vez que Minas Gerais recebe vacinas da Janssen. Aplicada em uma única dose, é o quarto imunizante em utilização no Brasil contra a covid-19.
Juntamente com a AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer, a vacina da Janssen chega ao Estado para fortalecer a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.
Público-alvo
De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, as 281.970 doses do imunizante Pfizer serão destinadas à continuidade do esquema vacinal das pessoas com comorbidade, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.
As 346.800 doses da CoronaVac serão utilizadas para imunização das Forças de Segurança e Salvamento e trabalhadores da Educação do Ensino Básico e do Ensino Superior.
Já as 149.550 doses da Janssen terão como destino a vacinação de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente.
Caso algum município tenha completado o esquema vacinal de todas as pessoas de um grupo prioritário, e tiver dose disponível, poderá avançar na imunização de outros grupos prioritários elencados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
Distribuição
A logística de distribuição do 27º lote será divulgada em breve. (Fonte: Agência Minas)