Agentes da Patrulha de Fronteira do Setor do Vale do Rio Grande, no Texas, resgataram imigrantes presos dentro de um compartimento escondido em um reboque usado para transportar gado e interrompeu mais duas tentativas de contrabando humano, resultando em 24 prisões.
De acordo com as informações, no dia 19, agentes da RGV e uma unidade K-9 atenderam a uma chamada de suspeita de tentativa de contrabando perto de Alton. Os policiais do Departamento de Segurança Pública do Texas (DPS, sigla em inglês) realizaram uma parada de trânsito em uma picape Dodge que puxava um trailer de gado suspeito de ter um compartimento secreto.
Um alerta do cão levou à descoberta e resgate de 13 imigrantes presos sob fardos de feno em um compartimento de madeira fechado.
O compartimento sem ventilação forçou os imigrantes a sentarem-se com os joelhos no peito e a cabeça inclinada para baixo. Os oficiais determinaram que o motorista tentava contrabandear os imigrantes através do posto de controle de Falfurrias.
Essa tática de contrabando colocou a vida dos imigrantes em risco ainda maior devido ao calor excessivo no compartimento e ao tempo de viagem de aproximadamente uma hora até o posto de controle. O DPS assumiu a custódia do motorista e de outros dois suspeitos para serem acusados de contrabando de imigrantes.
Nesse mesmo dia, os agentes do RGV responderam a um pedido de assistência dos policiais do DPS, perto de Brownsville. Eles perseguiram um sedã Mercury depois que o motorista não obedeceu a uma parada de trânsito.
O motorista saiu da estrada, colidiu com um portão do Porto de Brownsville e parou. Depois, várias pessoas fugiram do veículo. Os agentes da RGV chegaram ao local e conseguiram deter sete imigrantes indocumentados.
O DPS assumiu a custódia do motorista, que é cidadão dos EUA. Ele enfrentará acusações por excesso de velocidade, fugir da prisão e contrabandear de pessoas.
Ainda, de acordo com os relatórios, no dia 20, agentes da RGV que trabalhavam perto de Norias tentaram iniciar uma inspeção de imigração nos ocupantes de um Ford F150. Imediatamente, o motorista desviou o veículo da pista e parou logo em seguida. Todos os ocupantes saíram e correram para um matagal próximo. Os agentes foram atrás e prenderam dois imigrantes. O motorista não foi localizado.
A Patrulha da Fronteira processou todos os casos de acordo com cada um. Brazilian Times