À medida que milhares de imigrantes chegaram à cidade de New York nos últimos meses, os defensores dos direitos dos imigrantes começaram a levantar preocupações sobre potenciais atividades de golpistas. De acordo com as informações do prefeito Eric Adams, desde abril, 7.300 imigrantes enviados da fronteira com o México, pelo governo do Texas, passaram pelo sistema de abrigos da cidade.
Esse aumento de chegadas cria uma oportunidade para fraudes nas leis de imigração, de acordo com especialistas. “Quando você tem uma espécie de crise, ou algo que se torna assunto na imprensa, isso fomenta mais medo nas comunidades, as pessoas ficam mais desesperadas para tentar encontrar uma maneira de regularizar seu status e nunca há recursos suficientes”, disse Liz Markuci, diretor de Serviços de Linha Direta, Treinamento e Desenvolvimento de Políticas da Catholic Charities.
Um dos prováveis golpes pode ser aplicado por pessoas sem licença legal para atuar na área de imigração, como tabeliães, contadores ou agentes de viagens. “Em alguns países, um notário é um advogado e, portanto, as pessoas aqui obtêm uma licença de notário e tentam usar isso como uma forma de parecerem legítimas em certas comunidades”, disse Markuci.
Há também casos de advogados suspensos que oferecem serviços jurídicos a imigrantes. Foi o caso de Carlos Moreno, que foi condenado a até 3 anos de prisão estadual pelo promotor de Manhattan no mês passado.
Moreno arrecadou milhares de dólares em taxas legais de imigrantes indocumentados entre 2017 e 2018, durante o tempo em que a sua licença de advogado foi suspensa, de acordo com o escritório do promotor. Ele também foi considerado culpado de fraudar clientes com o que é conhecido como “10-Year Green Card Scam”, uma falsa alegação de que imigrantes indocumentados que residem nos Estados Unidos há mais de uma década podem garantir status legal.
Esse processo, no qual uma pessoa solicita asilo sem saber, muitas vezes coloca os clientes em risco de serem removidos dos Estados Unidos. O ônus da prova para vencer esse tipo de caso é extremamente alto, dizem especialistas jurídicos. Ainda assim, é um golpe que os defensores viram persistir por anos. Frequentemente confrontados com opções limitadas, os imigrantes indocumentados são os principais alvos dos golpistas que podem manipulá-los. “Se você vai a dois médicos e um diz que você tem câncer e outro diz que não, você quer acreditar naquele que diz que você não tem”, disse Markuci, referindo-se aos golpistas que dizem aos imigrantes que eles têm chances de legalização.
Embora esse golpe não seja aplicável aos recém-chegados, eles provavelmente serão cobrados a mais por serviços jurídicos e se tornarão vítimas de roubo de salário, de acordo com os especialistas. Brazian Times