Aos poucos os imigrantes que vivem sem documentação nos Estados Unidos vão conseguindo mais espaços para permanecerem sem sentir o medo de ter seus sonhos interrompidos de um momento para o outro por falta de documentos legais. Não que eles queiram perpetuar nessa condição, mas é que a política imigratória rígida implementada pelos últimos governos impediam ou dificultavam muito um indocumentado a conseguir se regularizar e passar a ter uma vida normal.
Já são vários anos que os imigrantes tentam descobrir qualquer oportunidade de aplicar para conseguir documentos que permitem a eles levantarem pela manhã, entrar no carro e irem para o trabalho sem se preocupar de serem parados por uma patrulha que venha lhes solicitar documentos para comprovação de regularidade no país.
Sem leis próprias para aplicarem para o green card, a grande batalha era para obter uma carteira de motorista. Depois de muita luta das entidades que defendem os direitos humanos foram conseguindo avanços em suas batalhas e alguns estados passaram a conceder a carteira para os que vivem clandestinamente no país.
Exemplo recente desse avanço pode ser comprovado agora que, em pouco mais de um mês, 2.563 residentes indocumentados que vivem na Virgínia aproveitaram o privilégio de obter uma carteira de motorista que o estado passou a emitir especificamente para estes imigrantes tirando-os do anonimato. Agoraestes imigrantes quando vão ao trabalho, a uma loja ou buscar seus filhos, simplesmente pegam as chaves e saem. Mas ainda existem dezenas de milhares de famílias que dirigem com medo e que em breve poderão também serem beneficiadas.
O site de notícias 10 News compartilhou a opinião de alguns beneficiários com esta nova lei que entrou em vigor no dia 1º de janeiro. “Quando minha carteira chegou pelo correio, 23 anos de medo desapareceram”, disse uma entrevistada que pediu para não ser identificada.
O medo a que a entrevistada se refere é ver as luzes vermelhas e azuis piscando atrás dela. “Eu não queria que meus filhos vissem a polícia me prendendo por não ter licença para dirigir ou aplicando-me uma multa”, disse ela.
Edgar Aranda-Yanoc, o diretor-executivo da Coalizão de Organizações Latinas da Virgínia, disse que alguns imigrantes são deportados quase que imediatamente quando são parados por policiais e não têm carteira de motorista. “Um simples acidente de trânsito pode destruir a vida de uma família”, afirmou ele.
Por sete anos a entrevistada citada anteriormente teve carteira de motorista. Mas depois dos atentados de 11 de setembro ela foi um dos muitos imigrantes que tiveram o documento revogado devido à grande preocupação com a segurança nacional na época.
Embora ela não tenha tido problemas para obter sua nova carteira por meio do DMV, outras famílias tiveram. Problemas de treinamento e checagem de impostos interromperam o processo para algumas pessoas.
Se você quer obter uma carteira de motorista inscreva-se no site do DMV através do link http://bit.ly/3pnHvFf.
Certifique-se de levar a documentação de declaração de imposto de renda, dois comprovantes de identidade, dois comprovantes de residência na Virgínia e seu número de identificação de contribuinte (Itin Number ou Social Security). (Com Brazilian Times).