Profissionais especialistas na gastroenterologia compartilharam experiências a respeito da manifestação de doenças do sistema digestivo durante o período gestacional
GOVERNADOR VALADARES – Na última terça-feira (26), às 19h, no campus II da Univale, aconteceu o III Simpósio de Gastroenterologia, o Unigastro. O evento, portanto, trouxe como tema central as discussões e troca de experiências voltadas para “a gastro e a gravidez”. A primeira edição do evento aconteceu em 2019 e, devido a pandemia, as atividades voltaram em 2022 com muito sucesso. Uma parceria da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia promoveu o evento. O objetivo é promover a extensão, ampliar o conhecimento e aprofundar em alguns temas.
Profissionais de referência
O Unigastro contou, dessa forma, com a participação de profissionais referência no Leste de Minas. Participaram os médicos Fabricio Munhen, Rômulo Coelho, Jamille Eller, Romeo Lage e Lorena Quaresma. Além disso os alunos de todos os períodos do curso de Medicina, de professores e de outros médicos especialistas na área. Os tópicos abordados trataram de doenças inflamatórias, neoplasias e até gravidez pós cirurgia bariátrica.
O gastroenterologista, cirurgião e professor da Univale, Marco Alípio Ribeiro Júnior, afirma que a gravidez faz parte da vida de todo médico. De acordo com ele, analisar as doenças do aparelho digestivo durante todo o processo de gestação é fundamental para auxiliar nas questões que envolvem a conduta e a abordagem desses pacientes. “Quanto temos uma mulher gestante, devemos pensar em tratar, preservar a maternidade e o feto, pois são dois seres. Alguns medicamentos podem influenciar na gestação e podem, inclusive, ser abortivos. Portanto, o cuidado com essas questões é o principal foco do nosso evento”, explicou Marco Alípio.
Formação de excelência
O III Unigastro também contou com a participação do gastroenterologista e presidente da Fundação Percival Farquhar (FPF), Rômulo César Leite Coelho. “A importância de eventos científicos na Univale se dá, principalmente, por contribuir para uma formação de excelência para os nossos alunos. Essa é uma oportunidade para eles conhecerem opiniões novas de outros profissionais que vêm apresentar suas experiências, por estarem no mercado há um bom tempo. O Unigastro traz novidades sobre uma temática aprofundada, na forma de educação continuada, fundamental tanto para médicos em formação quanto para os já formados”, pontuou.
A respeito do tema, Rômulo explicou que são inúmeras as doenças do sistema digestivo que podem ocorrer concomitantes a gravidez. “Algumas doenças podem ser causadas por conta da gravidez e podem acabar comprometendo ela. Portanto, o conhecimento dos gastroenterologistas é fundamental. Esses profissionais serão acionados para atender gestantes com problemas digestivos, assim como os ginecologistas também deverão conhecer das doenças digestivas. Trata-se, também, de um período muito importante na vida das pessoas, que é o gravídico. Todos os problemas têm que ser bem conhecidos para que nada comprometa uma evolução agradável e boa da gestação, para que o parto vá a termo sem que haja nenhuma intercorrência clínica”.