O Centro de Robótica, Inovação e Empreendedorismo (CRIE) do IFMG – Campus Governador Valadares iniciou nesta semana a produção de máscaras face shields, na impressora 3D do laboratório. Todo o material será doado a hospitais das redes pública e privada do município.
A ação tem o intuito de colaborar com o combate à pandemia do novo coronavírus e proporcionar mais segurança aos profissionais de saúde, para que não se contaminem durante os atendimentos.
“Desde que a pandemia ganhou proporção mundial, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estão em falta no mercado. A máscara oferece barreira física que impede que os profissionais de saúde sejam infectados por atos de terceiros ao falar, tossir ou espirrar. Elas podem ser facilmente higienizadas com água e sabão neutro ou álcool em gel, sendo reutilizadas sem limitação”, explica a professora Tatielle Longhini, do curso de Engenharia de Produção.
Além da docente, também estão envolvidos na ação a coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus, professora Déborah Praxedes, e os graduandos Nickolas Ferreira e Randolfo Monteiro.
A iniciativa foi proposta pela Pró-reitoria de Pesquisa do IFMG. Todos os campi que possuem impressora 3D estão produzindo os protetores faciais. São eles: Reitoria (Belo Horizonte), Formiga, Congonhas, Bambuí, Ouro Branco, Sabará, Betim, Itabirito, Governador Valadares, Arcos, Ouro Preto, Santa Luzia, Ibirité e Ouro Branco. (Assessoria de Comunicação do IFMG-GV)