IFMG doa 910 protetores faciais a instituições de saúde de Valadares e região

Entre as organizações beneficiadas pelo Campus GV com a ação encontram-se as Secretarias de Saúde dos municípios de Capitão Andrade e Itanhomi. As máscaras do tipo face shield foram produzidas por meio de parceria entre o IFMG e uma indústria da região metropolitana de BH

O IFMG – Campus Governador Valadares realizou, no dia 9 de junho, a entrega de 910 máscaras face shield a entidades de saúde da cidade e municípios da região. A doação dos equipamentos tem por objetivo reforçar a proteção dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus.

Pela manhã, compareceram ao campus para a retirada dos equipamentos de proteção individual (EPIs) representantes das Secretarias de Saúde dos municípios de Capitão Andrade e de Itanhomi, beneficiados, respectivamente, com 200 e 100 unidades, e também da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Governador Valadares (ABO-GV), que recebeu 500 unidades de face shields.

À tarde foi a vez de repassar os protetores à Coordenação de Saúde Bucal, 80 unidades, e ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD), 30 unidades, ambos ligados à Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares.

O repasse dos EPI’s às cinco instituições foi feito pelo diretor geral do IFMG-GV, professor Willerson Custódio da Silva, e pelo diretor de Administração e Planejamento, professor Renato Rechieri.

A ação integra o projeto “Rede de Colaboração”, iniciativa do IFMG em parceria com a empresa Sumiriko Indústria de Borrachas, com sede em Mateus Leme, região Metropolitana de Belo Horizonte, para a produção e distribuição gratuita de 22 mil protetores faciais a instituições de saúde pública em 18 municípios de Minas Gerais.

Pedido de doações

Cerca de 11 mil protetores faciais ainda serão destinados pelo IFMG a hospitais, unidades de saúde, prefeituras, polícias e bombeiros de Minas Gerais. Instituições públicas interessadas em receber a doação desses EPIs devem fazer o pedido ao IFMG via ofício, até 15 de junho. Orientações sobre como proceder encontram-se disponíveis no portal www.ifmg.edu.br.

Outras ações do Campus no combate à pandemia 

O IFMG – Campus Governador Valadares tem atuado intensamente em várias frentes para contribuir no enfrentamento da Covid-19 na cidade e região. No dia 3 de junho, um lote com 240 máscaras face shield foi repassado à rede pública de saúde municipal e estadual e a entidades sociais da cidade. Em abril, 50 litros de álcool 70% foram doados à Maternidade do Hospital Municipal de Governador Valadares.

Projetos de extensão, pesquisa e inovação também têm sido desenvolvidos pelo Centro de Robótica, Inovação e Empreendedorismo (CRIE) do Instituto. Em maio, foi concluído o Programa de Mentoria On-line, que beneficiou micro e pequenos empreendedores formais e informais, de Governador Valadares e cidades circunvizinhas, por meio do suporte técnico gratuito nas áreas de gestão, negócios e aspectos legais.

Com o auxílio da impressora 3D do CRIE foram produzidas peças para a montagem de máscaras face shields. Cerca de 150 unidades do equipamento foram distribuídas a entidades do sistema de saúde do município.

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDE) e com a parceira do Hospital Unimed e da Associação Médica de Governador Valadares, por meio da doação de insumos para a impressão dos equipamentos.

Para as próximas semanas, o CRIE prepara a entrega de mais 160 máscaras face shield a entidades da área da saúde e de outros segmentos da comunidade que solicitaram a doação do EPI.

Outros projetos em fase de desenvolvimento pelo CRIE para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19 são: 1) Protótipo de baixo custo para esterilização de máscaras do tipo N95/PFF2 por meio da luz ultravioleta (UV-c); 2) Túnel higienizador para desinfecção de profissionais da saúde; 3) Peça laparoscópica, equipamento desenvolvido na impressora 3D que facilita o processo de intubação do paciente com o auxílio de uma câmera.

Após sua conclusão, os equipamentos desenvolvidos pelo laboratório serão apresentados e disponibilizados a organizações públicas e privadas da área da saúde de forma a beneficiar pacientes e profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM