O Instituto Estadual de Florestas (IEF) publica a edição v.13, n.2 da Revista MG.Biota. Os resultados nela contidos contribuem para o entendimento e melhor conhecimento de espécies, sua diversidade e necessidade de preservação. A publicação traz trabalhos de valor expressivo e referência para novos estudos, sendo considerada uma fonte inesgotável para a pesquisa científica.
Com esse número, a MG.Biota completa 13 volumes, com 58 edições, sendo as quatro últimas em formato digital, o que representa uma enorme contribuição para a pesquisa científica no Estado de Minas Gerais, especialmente com estudos feitos nas unidades de conservação do IEF.
Abrindo a nova edição, o artigo “Ocorrência sazonal e nidificação do colhereiro PlataleaajajaLinnaeus, 1758 (Pelecaniformes: Threskiornithidae) na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais”, dá oportunidade ao leitor de conhecer um pouco dos hábitos dessa ave aquática migratória e categorizada como vulnerável à extinção em Minas Gerais.
Na sequência, o artigo “Flora da face norte da Serra de Santo Antônio, Planalto de Diamantina, Gouveia, Minas Gerais”, traz uma pesquisa cujo objetivo foi inventariar as espécies da flora, identificando-as e verificando o status de conservação. É uma importante contribuição para o conhecimento da flora dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço.
O terceiro artigo: “Forrageio social de catetos (Dicotylestajacu, Tayassuidae): uma espécie ameaçada de extinção em Minas Gerais”, tem como finalidade verificar como as características comportamentais individuais dos catetos podem ser utilizadas para compreender o sucesso no contexto do forrageio social. O estudo foi realizado na Fazenda Engenho D’Água, localizada no município de Ouro Preto, distrito de São Bartolomeu, inserida na Área de Proteção Ambiental das Andorinhas.
O “Em Destaque” fecha a edição e aborda a “Arte rupestre nos arredores do município de Itutinga, Sul de Minas Gerais, Brasil”. O artigo foi elaborado após visita ao sítio arqueológico do Boqueirão e revisão de literatura sobre os sítios de municípios vizinhos, com enfoque nos grafismos rupestres da região, que guardam ricos elementos da trajetória dos povos indígenas de Minas Gerais.
Acesse aqui a nova edição.
A Revista
A Revista MG.Biota é um periódico técnico-científico com publicação semestral, cuja missão é divulgar o conhecimento da biota mineira e áreas afins, com edição em formato eletrônico, disponibilizada no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Visa a difusão e divulgação de artigos resultantes das atividades de estudos e pesquisas desenvolvidas, prioritariamente, nas Unidades de Conservação do IEF, visando à necessidade de manutenção das áreas que servem de abrigo para o grande número de organismos vivos encontrados em Minas, muitos dos quais ameaçados de extinção e outros ainda desconhecidos pela ciência.
“Os resultados das pesquisas são importantes fontes de divulgação do conhecimento e podem auxiliar na conservação dessas espécies”, disse a analista ambiental da Diretoria de Proteção à Fauna do IEF, Janaína Aguiar. Com esse número, a MG.Biota completa 13 volumes, com 58 edições divulgadas, sendo as quatro últimas em formato digital, o que representa uma enorme contribuição para a pesquisa científica no Estado de Minas Gerais, especialmente com estudos feitos nas unidades de conservação do IEF.
Pesquisadores e instituições que tenham interesse em publicar na revista e fazer contatos com a coordenação, poderão encaminhar artigos e se manifestar por meio do endereço eletrônico: projetospesquisas.ief@meioambiente.mg.gov.br














