São placas de identificação, sinalização e orientação para turistas e pilotos
Quem for ao pico da Ibituruna neste fim de semana para acompanhar a Copa Valadares de Parapente encontrará a Ibituruna de cara nova. Isso porque a área recebeu nova sinalização nas vias de acesso, além de placas informando sobre os crimes ambientais e convidando o visitante curtir o ambiente de forma sustentável. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) contou com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e de pilotos de parapente.
A diretora do Departamento de Turismo, Betinna Tassis, contou que algumas placas foram demandadas pelo IEF. “Temos observado que algumas pessoas têm subido a Ibituruna para acampar e têm feito fogueira. O que é terminantemente proibido. Inclusive, é crime ambiental passível de multa e de reclusão de dois a quatro anos. As placas ajudam a fazer esse alerta”, disse. Outro apelo da diretora é para que os visitantes levem de volta o lixo que produziram.
Além das placas convencionais, o pico da Ibituruna ainda ganhou uma placa de um amigo piloto de Baixo Guandu. A placa é semelhante a que os guanduenses têm instalada na Rampa do Monjolo. Nela está escrito que o pico da Ibituruna é Capital Mundial do Voo Livre, além de informações sobre altitudes, coordenadas geográficas e informando que os pilotos têm que estar associados à Confederação Brasileira de Voo Livre.
Para Betinna, a placa é um “luxo” e vai virar ponto de fotografias. “A gente quer no Turismo ter cada vez mais locais que sirvam de cenário para as redes sociais, porque a gente vive numa sociedade que publica tudo o que acontece. A gente coloca foto do que come, da roupa que compra, do momento que vive, e uma placa linda como essa valoriza um ponto que já é nosso principal atrativo turístico: a Ibituruna”. A diretora faz um apelo para que as pessoas na hora de postar as fotos marquem nas redes sociais o atrativo identificando o local e a cidade.
Copa Valadares de Parapente
A Copa Valadares de Parapente, que engloba a primeira etapa dos campeonatos Valadarense, Mineiro e Carioca, começa neste sábado (12) e vai até segunda (15). A abertura oficial da competição e o credenciamento dos pilotos serão realizados hoje (12) na cervejaria Hausmalte, que será o QG da competição.
Hoje a entrada na cervejaria ficará restrita aos pilotos, organização e patrocinadores. Durante o credenciamento, os pilotos assinarão a ficha de inscrição, receberão camisas e panfletos relacionados ao protocolo Covid-19, turismo e educação ambiental.
Confira a programação:
– Domingo (14) – Prova: Race to Goal
09:00 – Transporte para o Pico da Ibituruna.
10:30 – Reunião Comissão de Provas.
11:00 – Briefing da Prova do Dia.
12:00 – Abertura de Janela.
16:30 – Inicia de Apurações.
17:30 – Report do deadline.
18:00 – Resultados Provisório.
– Segunda-Feira (15) – Prova: Race to Goal
09:00 – Transporte para o Pico da Ibituruna.
10:30 – Reunião Comissão de Provas.
11:00 – Briefing da Prova do Dia.
12:00 – Abertura de Janela.
16:30 – Inicia de Apurações.
17:30 – Report do deadline.
18:00 – Resultados Provisório.
19:00 – Cerimônia de Encerramento e Premiação.