Ibama apreende cerca de 300 animais em Caratinga

Na última semana, cerca de 300 animais foram apreendidos em Caratinga. A operação “Falsários”, coordenada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Minas Gerais, tem o objetivo de fiscalizar fraudes na criação de cativeiro ilegal, animais silvestres e anilhas. Foram encontrados 12 criadores ilegais no município mineiro.

A operação “Falsários” está sendo realizada em parceria com a Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e com a ajuda da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros Militar.

Foram recolhidos trinca-ferros, cólera, canários da terra, curiós, azulões, papagaios e maritacas. As aves foram levadas para o Centro de Triagem do Ibama em Juiz de Fora, onde serão triadas e, posteriormente, reabilitadas e soltas na natureza.

De acordo com o artigo 29 da Lei 9.605/98, de crimes ambientais, quem apanha espécies nativas ou as mantêm em cativeiro está cometendo crime. Além disso, dos 12 criadores ilegais encontrados em Caratinga, alguns são “criadores laranjas”, ou seja, utilizam o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de outra pessoa.

Para realizar uma denúncia de posse ou criação ilegal de animais, ligue para o número 0800-618080 (Linha Verde do Ibama) ou para 181 (Disque Denúncia) e 190 (Polícia Militar). 

Segundo a assessoria do Ibama, em breve o resultado da operação em toda região Leste de Minas será repassado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência