Após disputas emocionantes realizadas em pista reduzida com duas voltas por bateria, Iara Caetano subiu ao 1º lugar do pódio como campeã brasileira na categoria Mountain Bike XCE (Cross-Country Eliminator). A disputa do Campeonato Brasileiro fez parte da abertura do MTB Weekend, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), nessa sexta-feira (2).
Natural de Governador Valadares, Iara Caetano superou as favoritas Aline Simões e Marcela Lima (2ª e 3ª colocadas), duas ciclistas que obtiveram destaque internacional em 2022 no Eliminator. O título de campeã ganha ainda mais relevância pelo ineditismo, já que esta foi a primeira vez em que o Brasil recebeu uma disputa nacional da modalidade.
“Sensação única de ser a primeira campeã brasileira de XCE. Gratificante, ainda mais de uma temporada bem difícil para mim. Vitória realmente importante. Fiquei bem feliz”, vibrou Iara. “Defini a estratégia de poupar um pouco mais na primeira volta e na última forçar ao máximo. No finalzinho da segunda volta, percebi que estava com mais força e vontade sobrando. Quando apontou a última reta, eu pensei que era a hora e tomei a liderança”, completou.
Sobre a modalidade
O Cross Country Eliminator (XCE) ainda é uma modalidade nova no Mountain Bike, que aposta na velocidade, circuitos urbanos e dinâmicos. As características do XCE favorecem a adesão de uma nova geração de ciclistas que desejam se envolver com o esporte em corridas dentro das cidades.
O XCE foi criado para ser rápido, urbano, e com obstáculos naturais ou artificiais onde o atleta precisa de muita força para atingir o melhor tempo. O formato da corrida é por eliminação, sendo assim quem faz os piores tempos por bateria é eliminado. Por isso o nome “Eliminator”, eliminador em tradução direta do inglês.