[the_ad id="288653"]

Iara Caetano se consagra como 1ª campeã brasileira XCE

Após disputas emocionantes realizadas em pista reduzida com duas voltas por bateria, Iara Caetano subiu ao 1º lugar do pódio como campeã brasileira na categoria Mountain Bike XCE (Cross-Country Eliminator). A disputa do Campeonato Brasileiro fez parte da abertura do MTB Weekend, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), nessa sexta-feira (2).    

Natural de Governador Valadares, Iara Caetano superou as favoritas Aline Simões e Marcela Lima (2ª e 3ª colocadas), duas ciclistas que obtiveram destaque internacional em 2022 no Eliminator. O título de campeã ganha ainda mais relevância pelo ineditismo, já que esta foi a primeira vez em que o Brasil recebeu uma disputa nacional da modalidade.

“Sensação única de ser a primeira campeã brasileira de XCE. Gratificante, ainda mais de uma temporada bem difícil para mim. Vitória realmente importante. Fiquei bem feliz”, vibrou Iara. “Defini a estratégia de poupar um pouco mais na primeira volta e na última forçar ao máximo. No finalzinho da segunda volta, percebi que estava com mais força e vontade sobrando. Quando apontou a última reta, eu pensei que era a hora e tomei a liderança”, completou. 

Iara Caetano subiu ao 1º lugar do pódio como campeã brasileira na modalidade – Crédito: Reprodução/ Redes Sociais/ Iara Caetano

Sobre a modalidade

O Cross Country Eliminator (XCE) ainda é uma modalidade nova no Mountain Bike, que aposta na velocidade, circuitos urbanos e dinâmicos. As características do XCE favorecem a adesão de uma nova geração de ciclistas que desejam se envolver com o esporte em corridas dentro das cidades. 

O XCE foi criado para ser rápido, urbano, e com obstáculos naturais ou artificiais onde o atleta precisa de muita força para atingir o melhor tempo. O formato da corrida é por eliminação, sendo assim quem faz os piores tempos por bateria é eliminado. Por isso o nome “Eliminator”, eliminador em tradução direta do inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Mascote Galo Doido leva dura da PM na Argentina

🔊 Clique e ouça a notícia BRUNO BRAZ BUENOS AIRES, ARGENTINA (UOL/FOLHAPRESS) – Mascote do Atlético-MG, o “Galo Doido” levou uma dura da Polícia Militar da Argentina por “comportamento inadequado”.

STJD pune Atlético-MG por caos na Copa do Brasil

🔊 Clique e ouça a notícia O Atlético-MG foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa das confusões na final da Copa do Brasil, diante do Flamengo.