A simulação foi uma oportunidade dos 70 profissionais da unidade hospitalar colocarem em prática tudo o que aprenderam com os bombeiros
GOVERNADOR VALADARES – Quem visitou ou passou pelo Hospital Municipal (HM) na manhã da última quinta-feira (31) notou uma movimentação diferente por causa da simulação realizada pela primeira equipe de Brigada de Incêndios do próprio hospital. Segundo a prefeitura, a ação simulou um incêndio provocado pelas chamas de um botijão de gás no segundo pavimento da unidade hospitalar. No momento do incidente simulado, havia três pessoas no local.
Com o início da simulação, a Brigada de Incêndios entrou em ação para socorrer as vítimas, evacuar o local e iniciar as manobras de primeiros socorros.
Na simulação, o SAMU e o Corpo de Bombeiros foram acionados e se dirigiram ao hospital. Quando as quatro viaturas dos Bombeiros e o SAMU chegaram, as vítimas já tinham sido levadas para o pátio. Fora do perigo, já ao lado de fora do hospital, os socorristas usaram o método start – que é a triagem, a qual se baseia na capacidade de andar, na avaliação respiratória, circulatória e no nível de consciência dos pacientes.
Supervisão do Corpo de Bombeiros
A simulação foi uma oportunidade dos 70 profissionais da unidade hospitalar colocarem em prática tudo o que aprenderam com a equipe do Corpo de Bombeiros. E, claro, tudo sob a supervisão, olhar atento e apoio dos bombeiros, como explica o tenente Aílton Alves da Silva.
“O hospital está em fase de regularização perante os bombeiros e isso leva mesmo um tempo. Mas já estamos dando os primeiros passos, o que é importante no sentido da prevenção. É preciso preparar o hospital e sua equipe para situações de necessidade, assegurando que pacientes, seus acompanhantes e colaboradores estejam seguros”, diz. “Hoje estamos aqui como coadjuvantes, não para julgar, mas para ajudar a aprimorar o que ainda não estiver correto”, explicou o tenente.
Atenção e cuidado
A simulação e a criação da equipe de brigadistas vêm para demonstrar a atenção e o cuidado da gestão com os servidores. Além disso, a ação mostra o compromisso das autoridades com a segurança de todos que transitam pelas dependências do Hospital Municipal.
“Hoje, sem dúvida, a saúde de Valadares e o Hospital Municipal vivenciam um grande marco. Essa é a primeira vez que temos, de fato, uma equipe de brigada de incêndios aqui. E isso faz parte de um plano de capacitação dos funcionários que nós temos tanto para casos de incêndio como de atendimento a várias vítimas. Valadares faz parte de um entroncamento rodoviário; temos ferrovia, aeroporto e grandes construções, ou seja, se acontecer algum sinistro na cidade, os pacientes serão muito bem atendidos aqui, porque estamos preparados para socorrê-los”, disse o diretor-executivo do HM, Wesley Freitas Gonçalves.
A enfermeira Larissa Correia, que acompanhou a simulação de perto, demonstrava no olhar a gratidão por poder se capacitar com a equipe do Corpo de Bombeiros. “Vou levar esse conhecimento para o resto da vida não só como enfermeira ou profissional da saúde, mas como cidadã também. Somos os pilares da saúde, daí a importância de trabalharmos juntos com o SAMU, Bombeiros, dentre outros para dar tudo certo”, afirmou.
A simulação contou com a presença do médico cardiologista Dr. Sérgio Naves e também com o Dr. Marcelo Teixeira, ambos responsáveis pelo “atendimento” às vítimas.