Hospital é o primeiro do município a contar com UTI Pediátrica tipo II
A Prefeitura de Valadares celebrou mais uma conquista para a Saúde do município nessa sexta-feira (4). Agora o Hospital Municipal conta com uma UTI Neonatal. O departamento também possui 10 leitos pré-habilitados para UTI Pediátrica do tipo II. Esse diferencial torna o HM o primeiro hospital do município a oferecer tal recurso.
De acordo com a Prefeitura, o serviço já está em funcionamento na Unidade de Cuidados Especiais (UCEP). Essa seção atende crianças de 0 a 12 anos em estado grave ou potencialmente grave. Diante desse avanço, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que intensificará os trabalhos, adequando-se aos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde (MS).
Ministério da Saúde desmobiliza leitos de UTI Covid-19
Em razão do atual cenário da pandemia no Brasil, o MS decidiu desativar, em todo o país, mais de 18 mil leitos de UTI Covid-19. Portanto, em Minas Gerais, dos mais de 6 mil leitos, restaram apenas 599. Já em Governador Valadares, a Prefeitura mantém 5 leitos exclusivos para casos de covid-19. Segundo a SMS, ainda há pacientes internados que não podem ter contato com os demais. Esses leitos estão no HM e são custeados pelo Poder Público Municipal.
Prefeitura readapta leitos para outras funções
A SMS detalhou, ainda, que dos 30 leitos de covid-19 do HM, a Prefeitura converteu 18 deles em UTI Geral tipo II e 10 em UTI Pediátrica tipo II.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, o MS pré-habilitou o serviço e estipulou o prazo de 6 meses, a partir da publicação da portaria, para que todas as intervenções e adequações sejam feitas:
“É um momento muito esperado. Somos referência em saúde para Valadares e para as inúmeras cidades da região que vêm aqui em busca de atendimento especializado. Este é o nosso compromisso, nossa missão: trabalhar para salvar vidas! ”, declarou.