[the_ad id="288653"]

Hospital Bom Samaritano realiza simulação de evacuação em casos de incêndio

Hospital Bom Samaritano anuncia ampliação de complexo referência em tratamento de câncer 
FOTO: Divulgação/ Hospital Bom Samaritano

GOVERNADOR VALADARES – Na manhã desta quinta-feira (3), o Hospital Bom Samaritano (HBS), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, realizará uma simulação de evacuação emergencial no setor de Endoscopia. O treinamento tem como objetivo testar a eficácia da brigada de incêndio e preparar a equipe para enfrentar situações reais de emergência.

Com a participação de 30 brigadistas, a simulação incluiu uma série de cenários realistas, com vítimas maquiadas e situações de caos, como correria e gritaria. O exercício visou avaliar o tempo de resposta, a mobilidade de pacientes com diferentes graus de dependência e a eficácia das rotas de fuga e estratégias de evacuação.

O treinamento pretende focar em três categorias de evacuação: mobilidade plena, para pacientes que se locomovem normalmente; mobilidade parcial, para aqueles com limitações de movimento; e dependência total, para pacientes sedados ou em unidades críticas, como a UTI ou o centro cirúrgico. A simulação ajudou a testar a agilidade da equipe na remoção segura desses pacientes.

De acordo com o 2º Tenente Ailton Alves da Silva, do Corpo de Bombeiros, a simulação é essencial para que todos os profissionais saibam como agir rapidamente em situações de incêndio, especialmente em hospitais, que têm riscos elevados devido à presença de equipamentos inflamáveis como cilindros de oxigênio e aparelhos de raios-X.

Wanessa Neiva Viana, Coordenadora do Serviço de Brigada de Incêndio do HBS, destacou que a capacitação constante é vital para garantir a segurança dos pacientes e colaboradores. “A segurança é uma prioridade. Com treinamento constante, garantimos que nossa equipe esteja pronta para qualquer situação de emergência”, afirmou.

Além dos brigadistas, o hospital conta com uma infraestrutura robusta de segurança, incluindo mais de 25 hidrantes, 130 extintores e sistemas de sinalização de emergência, como rotas de fuga e iluminação de emergência. Essas medidas são essenciais para garantir a rápida evacuação em caso de incêndio.

O exercício também ajudou a identificar pontos de melhoria no Plano de Emergência do HBS e a reforçar a importância da prevenção. Com a simulação, o hospital reafirma seu compromisso com a segurança e a qualidade no atendimento, promovendo a conscientização sobre a importância de estar preparado para emergências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM