Hospital Bom Samaritano implanta serviço de tratamento da dor para pacientes oncológicos

O Hospital Bom Samaritano,em Governador Valadares, implantou um novo serviço que deve auxiliar no tratamento de pacientes contra o câncer atendidos no Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO). O Centro de Referência em Dor conta com atendimento especializado no tratamento de diversas dores, desde a dor física à emocional.

Segundo o Hospital Bom Samaritano, neste primeiro momento, o Centro atende somente os pacientes encaminhados pelo NEO. Sendo assim, o médico que já acompanha o paciente no tratamento oncológico define a necessidade de um tratamento de dor. O tipo de tratamento varia de acordo com a necessidade do paciente, por isso é realizada uma avaliação sobre a causa, a localização da dor, a intensidade e a frequência com que ela aparece. 

Sobre a proposta do Centro, o Hospital Bom Samaritano destaca a importância de oferecer esse novo serviço, principalmente, quando se leva em consideração os dados da Associação Internacional para Estudo da Dor em que 50% dos pacientes oncológicos, na fase inicial da enfermidade, apresentaram algum tipo de dor; número que sobe para 75% quando o paciente está na fase avançada da doença.

“A preocupação com uma pessoa que recebe o diagnóstico de câncer é grande. Elas estão emocionalmente debilitadas, demandam um cuidado maior. É preciso que vários profissionais estejam unidos para melhorar a qualidade de vida daquele paciente”, afirma Caio Castro Villas Boas, anestesista e especialista em dor do Hospital Bom Samaritano. 

A dor oncológica, apesar de ser comum nos pacientes que estão em tratamento contra o câncer, não deve ser vista como normal. Sentir dor, geralmente, é o corpo avisando que algo está errado. “A dor oncológica pode ser relacionada ao tumor, ao diagnóstico e ao tratamento. Pode também ser a dor que chamamos de dor total, onde o paciente sente a dor física, mas também emocional”, explica Kalendra Vilete, anestesista, membro da equipe de especialistas em dor do Hospital Bom Samaritano. Informações: Hospital Bom Samaritano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM