A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), comprometida com a vida de seus colaboradores, pacientes e comunidade, testará, sem custos, através de exame rápido, seus profissionais para identificar possíveis contaminações do novo coronavírus. A medida tem como objetivo identificar os profissionais que estão aptos a continuarem prestando a assistência hospitalar com segurança.
O Conselheiro da BSBS, Renato Fraga, explica que, “os testes foram comprados com recursos do próprio hospital; em primeiro momento, apenas nossos colaboradores da área da assistência do Hospital Bom Samaritano farão o teste – estes estão na linha de frente em constante contato com pacientes e seus familiares; posteriormente, será aplicado aos que atuam nos demais setores da beneficência e que já apresentaram sintomas. “
O conselheiro, ainda, alerta a população: “Ofertamos tratamentos em diversas altas complexidades, como: oncologia, nefrologia, cardiologia, implante coclear, traumatologia e ortopedia – somente no último ano, 81,71% dos nossos atendimentos foram para pacientes do SUS. Pedimos à comunidade cautela. Os testes, neste momento, serão aplicados somente em profissionais que estão prestando este serviço tão essencial; ele servirá para definir se a pessoa pode ou não continuar trabalhando em segurança.”
A quantidade de testes foi adquirida conforme disponibilidade encontrada no mercado. “Sabemos que a procura por este tipo de teste é em larga escala; gente de todas as partes do mundo está em negociação com os fabricantes que, diante da situação, estão limitando as compras, por isso vamos usar o material de forma consciente. Uma equipe já está em fase de treinamento para realizar o teste da maneira mais precisa e assertiva. Somente após o treinamento os exames serão feitos”, detalha Fraga.
A Beneficência Social Bom Samaritano mantém o Hospital, Clínica e Laboratório Bom Samaritano, além do Vita Plan Hospital Bom Samaritano e a UPA 24h. Em todas as unidades estão sendo adotadas as orientações recomendadas pelos órgãos de saúde. “Desde janeiro, foram adotados novos protocolos de atendimentos, intensificamos os treinamentos e adotamos medidas para reduzir o fluxo de pessoas dentro do hospital.”
foto: hospital samaritano