Não é de hoje que o estoque de bancos de sangue está baixo em Governador Valadares. Com os casos de covid-19, as doações são ainda mais necessárias para quem passa por tratamento. O baixo estoque nos bancos de sangue não prejudica somente Governador Valadares. Somente o Hemocentro da cidade é responsável pelo abastecimento de sangue de mais de 50 municípios da região Leste de Minas. Para incentivar a doação de sangue, o Hemocentro lança em breve uma campanha.
Os tipos sanguíneos mais em falta no município são: O positivo e o doador universal, O negativo. De acordo com a assistente social Erilane Barbosa, responsável de equipe do Hemocentro de Governador Valadares, a procura pelos centros de doações está em queda desde o início da pandemia, em 2020. Os estoques de bolsas para tipos positivos estão 50% abaixo da média. Quanto aos tipos negativos, a baixa é de 40%. O Hemocentro de Valadares precisa manter uma meta de 34 doações por dia. “Nós precisamos de doadores, porque o sangue que é dispensado hoje em uma transfusão de sangue precisa ser reposto imediatamente”, ressaltou Erilane.
As doações ainda estão sendo realizadas mediante agendamento pela internet (www.hemominas.mg.gov.br) ou pelo telefone: 3212-5852. Para quem quiser doar sangue, os horários de atendimento no Hemocentro de GV são das 7h30 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
Quem pode doar
Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Quem tem mais de 60 anos só pode doar se já tiver feito isso antes. Adolescentes precisam de autorização dos pais ou responsáveis para fazer a doação. Ainda de acordo com a Fundação Hemominas, o doador de sangue precisa estar em boas condições de saúde e pesar pelo menos 50 kg.
Quem não pode doar
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Também quem teve hepatite após os 11 anos de idade; homens e mulheres com vários parceiros sexuais, com comportamento de risco para doença sexualmente transmissível; e quem tem problemas de pressão alta ou baixa.
Covid-19
Conforme o Hemocentro, se a pessoa teve covid-19, ou apresentou sintomas gripais, deve aguardar pelo menos 30 dias até poder doar.
As pessoas que tomaram as vacinas Jansen, Pfizer, Astrazeneca, Sputnik ou Moderna devem aguardar sete dias para doar. Para quem foi imunizado com a Coronavac ou Covaxin, é necessário aguardar 48 anos. Homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo de 60 dias para cada doação de sangue. Já as mulheres podem fazê-lo três vezes por ano, com intervalo de 90 dias.
O estoque dos bancos de sangue de Valadares foi destaque no Programa Balanço Geral, na TV Leste. Assista à reportagem completa neste link.