HBS terá novo Centro Cirúrgico com sala de cirurgia robótica

Ordem de serviços é assinada durante solenidade no auditório do Hospital Bom Samaritano, com previsão de oito meses para conclusão das obras

O que diferencia as pessoas que apenas sonham das que materializam seus sonhos são as atitudes. Na manhã de ontem, 18, aconteceu a assinatura da ordem de serviços para a construção do novo Centro Cirúrgico do Hospital Bom Samaritano (HBS), mantido pela Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS). A solenidade foi realizada no auditório do Anexo 4 – Milton Afonso Soldani, do HBS, reunindo diversas autoridades, colaboradores e representantes da imprensa local.

A abertura da solenidade foi feita pelo conselheiro da BSBS Renato Fraga que após agradecer a presença dos convidados, passou a palavra para o pastor Harley Farias para o momento da devocional. Durante a sua fala, o pastor lembrou que esteve presente no culto de lançamento da pedra fundamental para a construção do então Hospital Evangélico. “Hoje é um dia histórico para mim. Olho para trás e penso no tanto de pessoas que foram curadas neste hospital. Olho para o futuro e vejo quantas pessoas ainda serão beneficiadas em decorrência da assinatura desta ordem de serviços. Histórias continuarão sendo reescritas aqui”, disse.

O projeto será desenvolvido em quatro etapas: a primeira está relacionada com a obra física, arquitetônica e hidráulica; a segunda parte será para as obras elétricas; a terceira etapa será para o circuito interno de informática; e a quarta etapa ficará por conta dos equipamentos. Somente a primeira etapa está estimada em R$ 3,2 milhões, com recursos vindos do Ministério Público do Trabalho. Esta parte está sendo executada pela empresa Arquiplan, do arquiteto e urbanista Adolpho Campos. Com a assinatura da ordem de serviços, foi iniciada também a contagem regressiva para a conclusão da obra. “Temos o prazo contratual de um ano para entregarmos a primeira etapa concluída. Porém faremos o possível para que as obras estejam concluídas dentro de oito meses”, anunciou Campos.

O bloco será erguido em cima do Anexo 4 do HBS e com a nova estrutura o hospital terá condições de oferecer para a população de Governador Valadares e região espaços exclusivos, com qualidade equiparada aos melhores centros cirúrgicos do país. “Serão 1.270 metros de construção, por onde serão distribuídas nove salas de cirurgias, sendo uma sala de robótica. Naturalmente estou feliz como arquiteto do projeto e como cidadão. É uma satisfação imensa fazer parte desta história”, completa Campos.

O superintendente administrativo do HBS, Elvis Deivis, lembrou que o projeto do novo Centro Cirúrgico teve início com a visão vanguardista do conselheiro Renato Fraga e vem sendo desenvolvido desde 2010. “Diversos órgãos relacionados com a área da saúde tiveram que aprovar o projeto. Vários pontos foram observados e hoje assinamos a ordem de serviços de uma obra que proporcionará mais conforto aos colaboradores, mais segurança aos pacientes e que foi pensada para atender todas as áreas de suporte”, afirma.

Após passar por várias etapas de aprovação, ordem foi assinada na manhã de ontem | Foto: ASCOM

O superintendente ressaltou que o novo Centro Cirúrgico suprirá uma demanda que vem sendo acumulada ao longo dos anos. “Durante a pandemia, várias cirurgias eletivas deixaram de ser realizadas. Espera-se que em pouco tempo esta demanda seja retomada. Quando isso acontecer, teremos um novo Centro Cirúrgico para atender à população”, completou.

O promotor de Justiça Randal Bianchini Marins também prestigiou a solenidade e ressaltou que acompanha a preocupação constante da direção do HBS em buscar melhoria no atendimento à população. “Sempre há uma obra acontecendo no hospital. Como membro do Ministério Público, fico feliz em ver mais uma grande obra sendo iniciada. Todos nós, enquanto cidadãos, somos beneficiados”, disse.

Solenidade reuniu diversas autoridades, colaboradores e representantes da imprensa local | Foto: ASCOM

Os deputados federais Leonardo Monteiro (PT) e Hercílio Coelho Diniz (MDB) também prestigiaram a solenidade e colocaram os seus respectivos mandados à disposição do HBS. Monteiro lembrou que, assim como o pastor Harley Farias, também esteve presente no lançamento da pedra fundamental para a construção do hospital. “Eu nem ocupava cargo público naquela época. Vi o nascimento de um sonho. Hoje posso acompanhar de perto o compromisso que Renato Fraga e Elvis Deivis têm com o HBS”, disse. Diniz ressaltou que a direção do HBS faz Valadares uma cidade melhor. “Vocês são espelho e referência para todos nós. Esta obra é um presente para a cidade e toda a região”, afirmou.

O secretário da Superintendência Administrativa da BSBS, Elson Reis, ressaltou que o HBS contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde. Ele também lembrou que esta assinatura é um presente aos médicos. “Começamos o dia com um café da manhã, comemorando o Dia do Médico. Agora, a assinatura da ordem de serviços também marca esta data. Toda atividade humana começa com um sonho. Sonhamos desde 1º de maio de 1948, quando foi criada a BSBS. E não paramos de sonhar”.

Hospital Bom Samaritano

Mantido pela Beneficência Social Bom Samaritano, que há 73 anos trabalha em prol da saúde dos valadarenses e de moradores dos mais de 85 municípios de todo Vale do Rio Doce, o Hospital Bom Samaritano está em pleno funcionamento há 21 anos, mas desde 1998 presta o serviço de combate ao câncer na cidade (23 anos como hospital do Câncer de Governador Valadares).

É considerado um Complexo Hospitalar, com cerca de 1.250 colaboradores (incluindo os serviços terceirizados) e é responsável por cerca de 20% dos leitos hospitalares da cidade. O HBS teve em 2020, 88,61% dos seus atendimentos voltados para pacientes encaminhados pelo SUS (o que reforça seu caráter filantrópico) e os outros 11,39% de atendimentos restantes são de convênios e particulares. 

Números de 2020, registrados no Relatório de Gestão da mantenedora, mostram que foram realizados 7.517 internações hospitalares e 260.671 atendimentos ambulatoriais. O Laboratório Bom Samaritano atendeu em média 150 pacientes por dia em 2020; enquanto a Clínica Bom Samaritano realizou 16.952 procedimentos entre consultas, mamografia, raios-x, tomografia, biópsia, densitometria e ressonância magnética.

Fonte: Assessoria de Comunicação HBS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM