Um levantamento realizado pela administração do GV Shopping apresentou o desempenho da empresa no primeiro semestre de 2022. Segundo os dados informados, houve um aumento de 15% nas vendas, se comparado ao período pré-pandemia, o que, para a empresa, foi entendido como reflexo do retorno do público às compras presenciais.
“Esse primeiro semestre de 2022 nós fizemos o fechamento no mês passado [agosto]; nós conseguimos uma recuperação de 100% da venda anterior ao período de pandemia e conseguimos incrementar, ao longo desse primeiro semestre, um crescimento real de 15%. Esse movimento deu-se em função das novas operações [abertura de novas lojas]; várias frentes foram implementadas para se chegar a esse resultado”, disse Sílvio Figueiredo, superintendente do GV Shopping.
Em 2021, treze lojas foram inauguradas no Shopping, e até o final de setembro deste ano estão previstos mais dois novos estabelecimentos no local, segundo informações da administração.
“[Durante e depois da pandemia] nós fizemos um trabalho forte com os lojistas. Nós tivemos 10 lojas que foram reformadas e passaram por esse momento de renovação durante o período da pandemia. A gente usou esse tempo para o lojista reinvestir no seu próprio negócio; isso foi feito e está dando resultado muito grande. Além disso, nós já havíamos prospectando várias operações novas. Elas vieram no primeiro semestre, fecharam negócio e estão operando dentro do Shopping. Isso também deu uma oxigenação muito interessante para o empreendimento. Baseado nesse resultado do primeiro semestre, a tendência natural é que a gente tenha um Natal muito expressivo”, destacou Sílvio Figueiredo.
Há 20 anos com duas franquias de calçados no Shopping de Valadares, Ednei Dias destaca que, nos últimos dois anos, teve que fazer diversas mudanças, tanto na administração quanto na estrutura física das lojas, para se adequar às demandas dos clientes, além de contratações de novos funcionários. Todo esse processo em meio à pandemia. Foram investimentos visando à recuperação e crescimento nas vendas em 2022.
“Desde a reabertura das lojas, a gente já vem percebendo uma demanda muito grande de clientes em busca de novos produtos. A gente passou por alguns desafios, que foram um aprendizado. Apesar de todas as oscilações econômicas, existe sempre o reconhecimento que o país tende a crescer. Então a nossa expectativa está atrelada a essa realidade. Existe a demanda, e a gente procura atender o cliente da melhor forma, tanto presencial quanto on-line”, disse Ednei Dias Guedes.
A decisão de adotar o sistema de cobrança de tarifa pelo uso do estacionamento a partir de novembro segue como parte de medidas para adaptações e investimentos, avaliadas pela administração do Shopping como necessárias para o desenvolvimento do empreendimento nesse período seguinte ao retorno da circulação de pessoas e reabertura do comércio pós-pandemia. Segundo o superintendente do GV Shopping, Sílvio Figueiredo, os custos desse novo modelo de estacionamento está estimado em cerca de 1 milhão de reais por ano.
“Parte desse valor é efetivo de reinvestimento para a sinalização vertical, sinalização horizontal, operação de recuperação do asfalto, e até mesmo toda a parte de manutenção de equipamentos para o estacionamento. Para se ter uma ideia, o controle de acesso e cobrança gera 16 funcionários; ele gera todo um equipamento, ou seja, ele tem um custo de aproximadamente R$ 1 milhão por ano. Todo o valor arrecadado será investido nisso, e obviamente também ele virará um centro de negócios. Haverá também uma verba subsequente a isso, e será revertida aos empreendedores do Shopping”, informou Sílvio Figueiredo.