O objetivo é alertar pais e responsáveis sobre a importância do diagnóstico precoce
GOVERNADOR VALADARES – Uma campanha de conscientização sobre o câncer ocular infantil acontece neste sábado (16) e domingo (17), no GV Shopping, em Governador Valadares. A ação ‘De olho nos olhinhos’ é uma iniciativa do casal Tiago Leifert e Daiana Garbin. Os jornalistas receberam, em 2022, o diagnóstico da filha Lua, de 2 anos, com retinoblastoma bilateral.
O objetivo da campanha é alertar pais e responsáveis sobre a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma, o tipo de câncer ocular mais comum na infância. A doença, que afeta crianças entre 0 e 5 anos, pode ser detectada por meio do teste do olhinho, exame realizado na primeira semana de vida do bebê.
De olho nos olhinhos
Em Valadares, a campanha contará com a presença de médicos e acadêmicos de Medicina, que vão orientar pais e responsáveis sobre a importância do teste do olhinho e do exame de fundo de olho.
O teste do olhinho acontece na primeira semana de vida do recém-nascido e avalia as estruturas do olho. Ele não é capaz de detectar o câncer ocular, mas pode identificar outros problemas oftalmológicos.
Portanto a orientação para os pais é que o exame de fundo de olho aconteça no primeiro ano de vida do bebê. Sendo assim, é possível diagnosticar tumores e outras doenças, com a ajuda de outros exames de imagem.
A ação é apoiada por várias entidades, como a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Prefeitura de Valadares.
A campanha vai acontecer também na próxima semana, ou seja, dos dias 18 a 22 de setembro. A ação tem previsão de acontecer de 12h às 20h, no GV Shopping.
O que é retinoblastoma?
O retinoblastoma é um tipo de câncer ocular que afeta a retina, a camada de tecido fotossensível que reveste a parte de trás do olho. A doença é mais comum em crianças entre 0 e 5 anos, mas também pode ocorrer em adultos.
Os sintomas do retinoblastoma podem incluir:
- Reflexo branco no olho;
- Estrabismo;
- Movimentos irregulares dos olhos;
- Diminuição da visão;
- Dor nos olhos;
- Vermelhidão nos olhos.
O diagnóstico do retinoblastoma acontece por meio de exames de imagem, como o ultrassom ocular, a ressonância magnética e a tomografia computadorizada. Já o tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação desses tratamentos. Além disso, o diagnóstico precoce do retinoblastoma aumenta em mais de 90% a possibilidade de cura do tumor.