GOVERNADOR VALADARES – Governador Valadares está entre as 40 cidades do País com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com um levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade ocupa a 37ª colocação entre os municípios brasileiros com a melhor nota média no Enem.
O levantamento considerou as cinco provas do exame e é baseado no Ranking de Competitividade dos Municípios (Inep 2022). Sendo assim, os dados têm como base os 410 maiores municípios do País – aqueles com mais de 80 mil habitantes.
No ranking de municípios com melhores notas no exame nacional, Minas Gerais tem sete municípios entre os dez primeiros colocados e 14 cidades mineiras bem posicionadas entre os 20 melhores desempenhos.
Em 2023, mais de 6.482 pessoas se inscreveram para participar desta edição do Enem em Governador Valadares.
Desempenho estadual
Pelo terceiro ano consecutivo (2020 a 2022), o Estado tem a maior média de pontuação por escola no Enem, assim como a liderança no ranking de colégios com melhores médias de redação. As informações são do estudo “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem”, realizado pela edtech AIO Educação.
Conforme o secretário de Estado de Educação (SEE), Igor de Alvarenga, “esse resultado mostra o trabalho conjunto de estudantes, professores e gestores escolares de todas as redes. Temos que reconhecer o esforço de toda a comunidade escolar, da direção aos Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASBs), que colaboram diariamente para o avanço da educação mineira. Na rede estadual pública de ensino temos que destacar os investimentos realizados, desde o início desta gestão, em merenda de qualidade, infraestrutura e equipamentos. Tudo isso gera bons resultados lá na ponta”.
Enem 2023
As provas do Enem começam neste domingo (5). Faltando poucas horas para a reta final, os estudantes focam na revisão de conteúdos e nos últimos preparativos. Nesta edição de 2023 são mais de 358 mil inscritos para o Enem em Minas Gerais. O número representa 9,1% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil.
No Estado, são 803 locais de prova e 12.704 salas de aplicação.
Dos participantes, 55% (197.081) são isentos da taxa de inscrição e 45% (161.516) a pagaram. A participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis:
- Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Mulheres são maioria — equivalem a 62,6% (224.327) das inscrições, enquanto homens representam 37,4% (134.270).