De acordo com a PF, ação tem por objetivo desarticular esquema de migração ilegal em GV e Itambacuri
GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (28), três mandados de busca e apreensão nos municípios de Governador Valadares e Itambacuri. De acordo com a polícia, a ação, intitulada ‘Operação Relicta’, tem por objetivo desarticular uma associação criminosa que promove serviços de migração ilegal. O motivo da operação é o registro do desaparecimento de um morador de Itambacuri na fronteira do México, enquanto fazia a travessia para os Estados Unidos.
Sendo assim, a PF cumpriu os mandados de busca e apreensão nas residências de pessoas apontadas como suspeitas. Os investigados, portanto, seriam responsáveis pelo processo de migração do morador de Itambacuri desaparecido, bem como de outros brasileiros. “Com a finalidade de obter vantagem econômica”, destaca a Polícia Federal.
Além disso, a Justiça Federal do município de Teófilo Otoni determinou o bloqueio judicial de R$ 3 milhões que estavam sob posse dos investigados.
A Polícia Federal reitera que o crime de promoção de migração ilegal possui penas de 2 a 5 anos e multa. A pena, aliás, pode ter aumento de 1/6 a 1/3 se em caso de violência ou submissão da vítima a condições desumanas ou degradantes.
Até o momento não houve divulgação da identidade do emigrante desaparecido.