Evento aconteceu no hall da Prefeitura de Valadares
Na manhã deste sábado (30) aconteceu a primeira programação do dia oficial do aniversário de Governador Valadares. A cerimônia teve hasteamento de bandeiras e bênção ecumênica de representantes das religiões católica, protestante, espírita e candomblé.
Três pessoas participaram do hasteamento das bandeiras. O prefeito André Merlo ficou com a responsabilidade de hastear a bandeira do Brasil, enquanto o deputado federal Hercílio Diniz hasteou a bandeira de Minas Gerais. Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Regino Cruz, hasteou a bandeira de Governador Valadares. No momento dessa cerimônia, músicos da banda Lira 30 de Janeiro tocaram o Hino Nacional.
Após o hasteamento das bandeiras foi a vez de representantes de quatro religiões participarem da bênção ecumênica. Primeiro foi o diácono da igreja católica José Álvaro Pimenta. Em seguida, o pastor Flamarion Rolando. Depois o vereador Jami Calili, que falou pelo espiritismo. Por fim, o babalorixá Antônio Augusto Alves, o Toninho de Omulú, representando as religiões de matriz afro-brasileiras.
Desafios para 2021
O prefeito André Merlo ressalta que, apesar do momento ainda de pandemia, não poderia deixar de comemorar os 83 anos de Valadares. “Ano passado não deu para comemorar por causa das enchentes, mas neste ano, apesar da pandemia, estamos fazendo programações que registrem os 83 anos de Valadares, claro, evitando aglomeração. Todas essas programações podem ser acompanhadas pelas redes sociais”, disse.
André Merlo aproveitou a cerimônia para destacar os desafios para 2021 (Foto: Fábio Velame)
Em sua fala, André Merlo destacou os desafios do trabalho de manter o equilíbrio entre economia e saúde em tempo de pandemia neste ano de 2021, que está só no começo: “Nesse dia em que comemoramos os 83 anos da cidade ainda vivenciamos a pandemia, por isso rendo as minhas homenagens e sentimentos às famílias que perderam seus entes queridos. Recebemos poucas doses de vacina, e até toda a população se imunizar ainda vai levar tempo. Por isso, temos que seguir os protocolos determinados pelo pessoal da saúde. Também estamos trabalhando muito para conseguir voltar ao equilíbrio de nossa cidade em termos de economia e saúde pública, além do desafio da volta às aulas, que não é uma coisa fácil. Mas estamos discutindo essa situação junto ao Ministério Público de Minas Gerais, com a Defensoria e com o pessoal da saúde.”
O prefeito ainda deixou um recado sobre o orgulho de ser valadarense e a importância de valorizar a cidade: “Nós temos de comemorar os 83 anos desta bela cidade que nós temos. As pessoas que viajam mais podem comparar Valadares com outras cidades-polo e perceber o quão maravilhosa é a nossa cidade. Às vezes reclamamos muito, claro que todos querem o melhor possível, mas temos muito o que comemorar. Deus nos deu uma bela cidade para viver. Eu, que sou nascido aqui, tenho muito orgulho de ser valadarense.”