A Guarda de Moçambique de Timóteo visitou Rio Piracicaba no último domingo (17), contribuindo com as manifestações culturais durante a celebração da Festa do Rosário, da Comunidade do Distrito de Gomes de Melo. Os reis festeiros anfitriões da festa, José Francisco e Maria Gomes, receberam os devotos dos Congados de outras localidades, fazendo as honras da casa.
A missa Conga foi celebrada pelo pároco daquela comunidade, José Ricardo. Por meio do Ciclo do Rosário, o povo se reúne como forma de preservar e valorizar os antepassados negros e manter as tradições. O Congado é a manifestação cultural mais antiga de Rio Piracicaba, com mais de dois séculos de história.
De acordo com Luís Fabiano dos Santos, capitão-mor da Guarda de Moçambique de Timóteo, a festa para Nossa Senhora do Rosário exalta a fé dos participantes. “Nós entoamos os cânticos como “Com fé e amor estamos vencendo a pandemia”, Calix Bento, Coroação dos Reis e outros, cantamos em agradecimento ao alimento que nos é ofertado e louvamos os santos padroeiros”, disse.
Agenda
A Guarda de Moçambique de Timóteo levantará bandeira em cumprimento de promessa no município de Coronel Fabriciano, residência de sua colaboradora, Dona Mariinha, neste sábado (23). As visitações ainda seguem para Ponte Nova, Distrito da Comunidade do Dobla (24), que conta com os reis festeiros Edson Santos e sua filha Amanda Santos. Depois seguem para a cidade de Jaguaraçu, ainda no domingo, onde haverá troca de coroa da tradicional Festa do Rosário daquela localidade.
56ª Festa do Rosário de Timóteo
Os preparativos para a 56ª Festa do Rosário de Timóteo já começaram na cidade, com campanha de arrecadação de alimentos para o evento que acontecerá em setembro. Quem se dispuser a doar pode contribuir com óleo, macarrão espaguete, feijão preto ou carioquinha, alimentos que serão preparados e servidos à comunidade na ocasião da festa. Para mais informações entre em contato com Luiz Fabiano dos Santos pelo telefone: (31) 98759-7887.