Um grupo de 14 pessoas foi detido, nesta sexta-feira (15), por realizar um suposto teste para Covid-19, no bairro Santa Rita. O grupo relatou que foi contratado por um instituto de pesquisas nacional em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
De acordo com informações, o grupo abordava as pessoas que passavam pelas ruas do bairro, com perguntas sobre a saúde de familiares. Depois, colhia uma amostra de sangue, alegando que utilizaria para um teste rápido do coronavírus.
Alguns moradores ficaram com medo de ser um golpe e acionaram a polícia. Sendo assim, os militares foram até o local e recolheram as amostras de sangue e conduziram o grupo para um ônibus na rodoviária da cidade.
Em seguida, um dos integrantes, que não quis se identificar, disse que a UFPEL estaria realizando testes rápidos do coronavírus, e que eles foram contratados para isso. Entretanto, essa atividade não foi informada para a Secretaria Municipal de Saúde.
Nota da Prefeitura
A Prefeitura foi procurada e, por meio de nota, disse que tomou as medidas sanitárias cabíveis e passou a buscar informações sobre o fato. Confira o esclarecimento na íntegra:
“A Prefeitura Municipal de Governador Valadares informa que, após receber informações de que pessoas estariam realizando um estudo/pesquisa sobre o coronavírus (Covid-19) na cidade, com visitas domiciliares e coleta de material (amostras de sangue), sem que o Município tenha sido informado oficialmente sobre o trabalho, tomou as medidas sanitárias cabíveis e passou a buscar informações sobre o fato. Dessa forma, esclarece que está em contato com os responsáveis pelos levantamentos para alinhamentos e deliberações.”
Universidade Federal de Pelotas
A universidade também foi procurada, mas, até o fechamento desta matéria, não deu retorno. Entretanto, checando no site oficial, foi verificado que a UFPEL postou uma nota de esclarecimento informando que estaria fazendo testes em 133 cidades do país, entre elas, Governador Valadares. Confira a nota da universidade e as cidades em que estão sendo realizados os testes:
Ainda não tivemos respostas da instituição, se o grupo detido realmente está trabalhando com os testes da universidade.