[the_ad id="288653"]

Grupo de Teatro Universitário conclui treinamento para fortalecer organizações ligadas à cultura, esporte, lazer e turismo

FOTO: Divulgação/Univale

GOVERNADOR VALADARES – O projeto Fortalecimento das Organizações Locais (FOL) é uma iniciativa da Fundação Renova voltada a grupos e coletivos que atuam em áreas ligadas à cultura, esporte, lazer, turismo e preservação da memória em municípios atingidos pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, em Mariana. Uma das organizações selecionadas foi o Teatro Universitário da UNIVALE/Fundação Percival Farquhar (FPF), que recebeu treinamento e mentoria para elaboração e gestão de projetos, captação de recursos, comunicação e legislação, dentre outras temáticas.

A finalização do projeto foi no sábado (21), e o Teatro Universitário foi representado por Jhennyfer Gonçalves e pelo coordenador, o professor Valdicélio Martins

A finalização do projeto foi no sábado (21), e o Teatro Universitário foi representado por Jhennyfer Gonçalves e pelo coordenador, o professor Valdicélio Martins. “Essa finalização tinha o intuito de entender como cada projeto se articula por meio de uma rede. O Teatro Universitário hoje faz parte de uma rede, com a FPF e a UNIVALE, fazendo interlocução com a comunidade”, comentou o coordenador do grupo.

Articulação do Teatro Universitário com a comunidade

A participação no FOL, além da capacitação, garantiu recursos que o Teatro Universitário utilizou para desenvolver as ações da trupe, que agora também planeja levar treinamentos para outros grupos em Governador Valadares. “Na própria cidade de Governador Valadares, a gente faz essa capacitação e formação de novos talentos. Ao fazer essas conexões com outras entidades e a sociedade local, a gente passa a integrar os grupos da cidade com o Teatro Universitário, mostrando também um papel social e terapêutico do teatro, que reflete sobre as necessidades e as questões vividas na própria comunidade”, afirmou Valdicélio.

Ao longo dos treinamentos proporcionados pelo FOL, considera o professor, o grupo pôde explorar a criatividade, com novas linguagens e informações vanguardistas de expressão artística. “Além da gente articular o nosso trabalho com outros projetos, a gente também mostrou o que estamos produzindo dentro da universidade, enquanto arte e cultura. Muitas pessoas ainda não conheciam a universidade por esse viés, e passaram a entender que o nosso papel é de uma relação entre ciência, arte e educação”, disse o coordenador do Teatro Universitário, um programa de extensão do curso de Pedagogia da UNIVALE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM