GRS-Pedra Azul inicia o 1º encontro do projeto Saúde em Rede no município de Jequitinhonha

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou nos dias 25 e 26 de janeiro, na Secretaria Municipal de Assistência Social de Jequitinhonha, o 1° Encontro de Formação de Tutores do projeto Saúde em Rede da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O encontro foi conduzido pelas analistas regionais Adriadna Arruda, Daniela Mendes e Michele Ferraz e contou com o apoio das analistas centrais Nádia Guimarães e Maria Aparecida Nunes, das apoiadoras da Escola de Saúde Pública (ESP-MG), Amanda Carvalho e Viviane Furini, e do apoiador do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Arlan Lima. O evento foi direcionado aos tutores da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) dos municípios das microrregiões de Almenara/Jacinto, Itaobim e Pedra Azul.

O projeto Saúde em Rede tem como propósito reestruturar a Rede de Atenção à Saúde (RAS) do estado de Minas Gerais, por meio da reorganização dos processos de trabalho da APS e dos serviços de referência da AAE. A implementação do projeto envolve um conjunto de processos formativos que serão trabalhados durante oito meses, por meio da formação dos tutores e da realização de oficinas tutoriais nas unidades de saúde dos municípios, nomeadas “laboratório”, utilizando como principal ferramenta teórico-metodológica a educação permanente em saúde.

Neste primeiro ciclo de formação, as analistas regionais apresentaram o projeto aos participantes, discutiram sobre as abordagens de educação permanente em saúde e educação continuada, a importância do trabalho em equipe e colaborativo, a necessidade da organização do SUS em rede e o processo de monitoramento das ações a serem realizadas em cada ciclo do projeto. A analista regional da CAS da GRS-Pedra Azul, Adriadna Arruda, destacou que “o projeto Saúde em Rede vem como uma semente de esperança nesse momento tão caótico da saúde pública, objetivando gerar mudanças nas práticas e processos de trabalho, de forma a organizar e otimizar os fluxos da RAS”.

Para o diretor da GRS-Pedra Azul, Marcelo Alves, a implantação do projeto representa um grande avanço na organização e aperfeiçoamento da RAS. “Fico muito feliz com o início da implantação do projeto estratégico no território. Vamos conseguir organizar as Redes de Atenção à Saúde, desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar, promovendo assim uma melhor assistência para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão, organizar a RAS sempre com o foco nas necessidades dos usuários”, defendeu o diretor.

O encontro contou, também, com o apoio do prefeito da cidade de Jequitinhonha, Nilo Souto, e do secretário municipal de Saúde, Francisco Carvalho, que destacaram a importância da implementação do projeto na região. “Assim teremos uma rede estruturada e fortalecida, a fim de assistir, a contento, as necessidades de saúde da população”, disse o secretário Francisco Carvalho.

Por Allan Gomes Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM