BELO HORIZONTE – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), lançou nesta quinta-feira (5) o IPVA Digital. A ideia é que o sistema simplifique o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV). A plataforma já está disponível e pode ser acessada pelo site veiculosmg.fazenda.mg.gov.br.
Facilidade no pagamento
Com o IPVA Digital, os motoristas terão mais facilidade para visualizar e pagar os débitos relacionados aos seus veículos. Ao inserir o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o sistema exibe todas as pendências em uma única tela, oferecendo maior eficiência na navegação. Além disso, é possível emitir comprovantes de pagamento de IPVA e TRLAV.
Outra novidade é a integração direta com a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), o antigo Detran. A atualização das condições e pendências tributárias ocorre em tempo real, permitindo que o proprietário tenha uma visão clara e atualizada de suas obrigações fiscais.
Reunindo tributos pelo CPF
O IPVA Digital também permite que os proprietários de veículos reúnam todos os tributos vinculados ao seu CPF. Isso significa que, para quem possui mais de um veículo, não será mais necessário emitir guias de pagamento separadamente. Até o momento, a consulta tem limite de no máximo dez veículos e o acesso acontece pela autenticação do CPF pelo aplicativo gov.br.
Modernização e novas funcionalidades
A nova plataforma tem como proposta modernizar os serviços. De acordo com o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, a inovação elimina a necessidade de procurar débitos por ano e clicar em cada item para gerar a solicitação de pagamento. Agora, todos os débitos de anos vigentes e anteriores têm o acesso disponível em uma mesma tela, com poucos cliques.
O subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, destacou que essa é apenas a primeira etapa do projeto IPVA Digital. “Em breve, novas funcionalidades serão incorporadas para melhorar ainda mais o sistema que atende a milhões de proprietários de veículos em Minas Gerais”, afirmou Scavazza.
Neste primeiro momento, o IPVA Digital está disponível para pessoas físicas. Em breve, o sistema também terá funcionalidades para pessoas jurídicas.
CRLV 2024 já em vigor
É importante lembrar que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2024, a partir destes mês de setembro tem o uso obrigatório em Minas Gerais. Para obter o documento, o proprietário deve estar em dia com todas as pendências do veículo, incluindo IPVA, TRLAV e multas.
Para mais informações e acesso ao IPVA Digital, os motoristas podem visitar o site veiculosmg.fazenda.mg.gov.br.