Governo de Minas lança curso técnico para formação de guias turísticos em Valadares

Governador Valadares
FOTO: Igor França/DRD

GOVERNADOR VALADARES – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, lançou o programa Guia Minas – Qualificando o Turismo, uma iniciativa que oferece curso técnico voltado à formação de guias turísticos em 63 escolas da rede estadual, distribuídas em 61 municípios. Entre as cidades contempladas está Governador Valadares.

A proposta busca valorizar o patrimônio histórico, cultural e ambiental de Minas Gerais, ao mesmo tempo em que incentiva práticas de turismo sustentável e fortalece as identidades locais. Em Valadares, o curso será ofertado na Escola Estadual Israel Pinheiro. A formação é destinada a estudantes do ensino médio da rede estadual, além de jovens, adultos e idosos que já concluíram essa etapa e desejam se qualificar profissionalmente, com direito à certificação técnica.

Segundo o diretor do Departamento de Turismo, Daniel Oliveira, a iniciativa representa um avanço para o setor. “Esta é uma oportunidade de profissionalizar o setor, valorizar nossa identidade local e oferecer ao visitante uma experiência mais segura, qualificada e autêntica. Convidamos toda a comunidade valadarense para fazer parte dessa transformação no turismo local. Juntos, vamos qualificar o turismo, valorizar nossa gente e projetar Governador Valadares ainda mais no cenário turístico de Minas Gerais e do Brasil”, destacou.

As inscrições para o curso técnico em Guia de Turismo começam no dia 15 de maio e devem ser feitas por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula. O início das aulas está previsto para o dia 3 de agosto.

Formação completa e prática

Com carga horária total de 800 horas, o curso será realizado ao longo de um ano e dividido em dois módulos complementares. No primeiro, com 400 horas, os participantes recebem certificação intermediária como Operador de Turismo. Nessa etapa, são desenvolvidas habilidades como planejamento e organização de roteiros, comercialização de serviços turísticos, gestão de reservas, organização de eventos, além de noções de segurança e primeiros socorros.

Já o segundo módulo, também com 400 horas, aprofunda os conhecimentos e garante a diplomação como Técnico em Guia de Turismo. Os alunos são preparados para a condução de grupos, logística em tempo real, leitura de mapas, uso de equipamentos e interpretação do patrimônio cultural e ambiental. A metodologia integra teoria e prática, com viagens técnicas, aulas em sala e em laboratório, além de visitas a instituições do setor. As atividades incluem pesquisas, simulações e interação direta com o mercado, com acompanhamento da evolução dos estudantes por meio de registros como atas, fotografias e projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM