BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) anunciou nesta sexta-feira (27) o calendário de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2025. A cobrança do imposto começará em fevereiro.
Conforme a Resolução 5.861 publicada no Diário Oficial, o pagamento do IPVA 2025 poderá ser feito em até três parcelas ou em cota única, com desconto de 3%. As datas de vencimento variam de 3 a 7 de fevereiro, de acordo com o final da placa do veículo. Veja a tabela a abaixo:
Desconto para bons pagadores
Os proprietários que mantiveram todos os débitos do veículo em dia nos anos de 2024 e 2023 receberão um desconto adicional de 3% pelo programa Bom Pagador. Portanto, aqueles que optarem por pagar em cota única poderão ter um desconto total de quase 6%. Esses descontos são aplicados conforme o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) de cada veículo.
Os proprietários já podem consultar o valor do IPVA 2025 no site da SEF/MG.
Base de cálculo e recurso
A resolução publicada entra em vigor em 1º de janeiro de 2025, e os interessados já poderão antecipar o pagamento do IPVA. Além disso, os proprietários de veículos que discordarem da cobrança terão até 15 dias corridos para enviar recurso à Secretaria de Fazenda.
Os valores do imposto e a base de cálculo estão disponíveis no Diário Eletrônico da SEF/MG.
Impacto do adiamento
A Secretaria de Fazenda projeta que aproximadamente 30% dos proprietários de veículos quitarão o imposto em cota única. Mesmo com o adiamento da cobrança do IPVA de janeiro para fevereiro, o Estado não será prejudicado devido ao planejamento financeiro realizado.
“Ao longo do tempo, a boa gestão do Tesouro Estadual permitiu essa prorrogação, sem comprometimento das obrigações financeiras. Cerca de R$ 4,8 bilhões que seriam arrecadados em janeiro foram postergados para fevereiro, mas estamos preparados para absorver este impacto,” afirmou o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF/MG, Leônidas Marques.